TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAGEM TRIDIMENSIONAL E ANIMAÇÃO PARA O HYPERCAL GD

Por:   •  11/1/2020  •  Relatório de pesquisa  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO

BOLSA DE INICIAÇÃO

CIENTIFICA

Bolsista: Mônica Cardoso Manique

Professor Orientador: Fábio Gonçalves Teixeira

Projeto de Pesquisa: HiperCALGD – Ambiente de Aprendizagem Hipermídia

Programa: PIBIC/CNPq

Período de atividades: Junho/2004 a Julho/2005

MODELAGEM TRIDIMENSIONAL E ANIMAÇÃO PARA O HYPERCAL GD

O trabalho desenvolvido durante o período da bolsa faz parte do projeto HyperCALGD, um ambiente de aprendizagem hipermídia para Geometria Descritiva. Neste projeto, uma série de recursos computacionais são utilizados de forma integrada, para servirem de apoio ao ensino da disciplina.

O objetivo do projeto é utilizar recursos computacionais como ferramentas de apoio ao ensino. O HyperCALGD une diversas mídias eletrônicas para criar um ambiente rico em informações, onde o aluno pode construir o seu conhecimento segundo o seu próprio ritmo.

O trabalho desenvolvido ao longo do período foi a produção de imagens e modelos tridimensionais animados e em realidade virtual que compõem o Ambiente de Aprendizagem Hipermídia.

Para a produção das imagens, animações 3D, hipertextos e realidade virtual, presentes no HyperCALGD, várias mídias foram utilizadas, apresentadas a seguir:

Os objetos estudados nas disciplinas de Geometria Descritiva são modelados tridimensionalmente no software Rhinoceros 3.0, um programa do tipo CAD, capaz de gerar sólidos e superfícies com grande precisão matemática, além de permitir operações de transformação dos objetos. A figura 1 ilustra a produção de um modelo no Rhinoceros. Esta é uma das atividades mais trabalhosas, pois é necessário criar os modelos para todas as ilustrações, animações e ambientes em realidade virtual do Ambiente de Aprendizagem.

Após a modelagem, os modelos são trabalhados no programa 3D Studio Max, onde recebem cores, luzes e animação, consistindo numa parte importante do trabalho, pois é nessa etapa que é definida a qualidade e clareza das imagens, modelos em realidade virtual e animações. As figuras 2 e 3 mostram um modelo sendo trabalhado no 3D Studio, e o resultado da imagem obtida.

No mesmo programa, animações em vídeo (avi) são feitas para ilustrar processos de geração ou métodos gráficos. Estas animações não são interativas, mas permitem a visualização de processos em três di¬mensões, auxiliando a compreensão do aluno. A figura 4 apresenta uma seqüência de quadros de uma animação.

Os modelos em realidade virtual no formato VRML são criados a partir do programa 3D Studio Max. Esse tipo de ambiente permite um alto grau de interatividade e de percepção do espaço tridimensional, solucio¬nando a maior dificuldade no ensino da geometria descritiva: fazer o aluno visualizar os objetos no espaço a partir de representações planas convencionais. A figura 5 apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com