TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marmore

Tese: Marmore. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  356 Visualizações

Mármore

O mármore é uma rocha metamórfica proveniente da modificação química do calcário e do meio onde se encontra. O processo é conhecido como metamorfismo e consiste numa resposta das rochas e minerais à pressão e ao calor. O nome é apropriado, já que o termo metamorfismo é uma junção variante das palavras “meta” (transformação) e "morphe" (forma), ou seja, o mármore é formado a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão. A prova disso é que as maiores jazidas de mármore se encontram em regiões de atividade vulcânica e que possuem a rocha matriz calcária. Essa origem explica a definição de rocha metamórfica dada ao mármore.

A temperatura em que se encontra o calcário é definida como grau metamórfico e, juntamente com a composição química do mineral, molda a rocha dando origem a variadas cores (rósea, branca, esverdeada, preta) e diferentes texturas. Essas características fazem do mármore um material rentável na indústria de rochas ornamentais.

Caracteristicas:

Mineralogia principal: Calcita, dolomita

Constituintes menores: Quartzo, pirita, anfibólios, diopsídio

Composição Química: Formado por Carbonato de Calcio (CO3Ca) e outras substancias.

Estrutura: Maciça

Texturas: Granoblástica e poligonizada

Tipos de metamorfismo: Metamorfismo regional e de contato

Principais rochas metaderivadas: Calcários e dolomitos.

Aplicações do mármore: usado em decorações, na confecção de objetos ornamentais e esculturas. Em construções civis é aplicado em objetos para uso domiciliar, como pisos, mesas e bancadas para cozinha.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com