TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marmore Travertino

Dissertações: Marmore Travertino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo SOLOS

SOLOS

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: Feliperfesp 02 setembro 2013

Palavras: 1119 | Páginas: 5

Mecânica dos Solos

MINERAIS

MUSCOVITA:

Cor: incolor a verde;

Brilho: É vítrea, sedosa

Utilidade: São principalmente empregada na construção de aparelhos elétricos, por causa do seu baixo coeficiente de condutibilidade térmica, por resistir a altas temperaturas e choque térmico e por seu baixo coeficiente de dilatação. É usada normalmente em placas, mas seu pó é um bom isolante térmico, e com ele aglomerado, fabrica-se a mica sintética. Excelente isolante elétrico sendo usado em condensadores, telefones, lâmpadas elétricas e fusíveis. Já se usou também em janelas como substituto do vidro.

Clivagem: Pinacoide basal perfeita.

QUARTZO:

Cor:Incolor ou branco, mas freqüentemente colorido devido presença de impureza além de apresentar mais de uma cor pode-se apresentar amarelo, roxo, rosa, branco leitoso.

Brilho:Predomina o vítreo, mas existem variedades com brilho gorduroso e esplendente.

Utilidade:Usado nas indústria automobilísticas, na construção civil para pavimentação, aço especial, refratários, silicone e vidros planos, o mais conhecido são os chips de placas para computador, ou osciladores de relógio.

Clivagem: Não possui clivagem

TALCO:

Cor:Incolor

Brilho:Perlácio a gorduroso

Utilidade:Tintas, borracha, papel, têxtil, cosméticos, isolantes térmicos,polidores de calçados.

Clivagem: Semelhante as micas.

CALCITA:

Cor: Usualmente branco ou incolor, cinza, vermelho, verde, azul e amarelo.

Brilho: Vítreo a terroso

Utilidade: Fabricação de cimentos e cal para argamassas ou regulador de ph em solos ácidos.

Clivagem: Losango.

TURMALINA NEGRA:

Cor: As ricas em ferro, é do preto ou preto azulado ao castanho escuro; As ricas em magnésio são castanhas a amarelas; As ricas em lítio cor do arco-íris.

Brilho: Vítreo, transparente a opaco

Utilidade: Desodorização do papel de parede, material de embalagem com a função de antibacterianos e manter fresco, enchimento do filtro do cigarro, purificar água e ar, aditivo de pasta de dente e cosméticos.

Clivagem: Não

ROCHAS SEDIMENTARES

Travertino:

É formado em zonas kársticas calcárias, pela precipitação de carbonato de cálcio por acção da água doce, o que provoca espaços ocos e o depósito de materiais em bandas mais ou menos paralelas.

Há grandes pedreiras deste tipo de rocha no México, na Turquia e no Peru, mas as variedades mais famosas são as italianas, sendo o de Tivolium dos mais procurados. Minerais constituintes: calcite (CaCO3), aragonite (CaCO3) e limonita (Fe2O3NH2O)

É usada como pedra ornamental em arquitectura, em estado natural ou polida, aplicada em interiores, exteriores e em decoração. O seu uso em construcção, tanto na arquitetura clássica romana como na atualidade, deve-se à sua durabilidade, fácil aplicação e às suas qualidades estéticas.

Argilito:

Rocha sedimentar detrítica consolidada, resultante da consolidação de argilas formadas por meteorização química devários silicatos. É uma rocha compacta, endurecida e desprovida de xistosidade.

Evolui a partir de lamas argilosas que se tornam compactas à profundidade de cerca de 2000 metros e endurecem àprofundidade de 3000 metros. A partir desta fase denomina-se argilito.

Quando puros, os argilitos são brancos e denominam-se caulinos. Normalmente, apresentam minerais associados como feldspatos, micas e até quartzos.

Dependendo das impurezas que possuem, podem apresentar cores diversas. Os argilitos vermelhos são vulgares emalgumas formações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com