TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Não Convencionais Babum

Por:   •  17/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Bambu:

(Belo porque é simples e simples porque é belo)

Na construção civil são utilizados vários tipos de elementos construtivos, e a cada dia novos elementos são introduzidos nas obras.  Alguns deles são utilizados em larga escala, como o concreto o aço e a madeira.  Contudo existem outros materiais que vem sendo pesquisados e explorados em estruturas pelo mundo, com pensamento sustentável e ecológico preocupando com o futuro da construção civil mundial.

O bambu é uma matéria-prima muito utilizada em diversas partes do mundo para os mais variados fins, devido ao baixo custo. No Brasil, no entanto, ainda não se aproveita todo o potencial dessa gramínea gigante.

A espécie vegetal bambu pertence à família das Gramineae e apresenta mais de mil espécies espalhadas pelo mundo.

Pode ser um material presente em estruturas de pequeno, médio e grande porte. Com propriedades mecânicas e resistência a esforços suficientes para ser usado como material de construção, tem se mostrado um excelente elemento construtivo. Podendo ser utilizado de várias maneiras: estrutura de uma obra, arquitetura e acabamentos, na sua forma rústica ou combinado com outros materiais.

[pic 1]

Casa bambu - Brasil

Construídos em alvenaria estrutural de blocos de concreto, formando lâminas verticais entre as quais se introduzem painéis de bambu arranjados em espinha de peixe. O bambu sobrea a fachada, contribuindo para o comportamento térmico do edifício.

[pic 2]

Café - Vietnã

Composto de dois elementos principais: um edifício principal com um grande telhado horizontal feito de estrutura de bambu e uma cozinha anexa feita de armação e pedras de concreto.

[pic 3]

Casa Convento - Equador

Orçamento do projeto foi limitante, não podendo custar mais do que $15,000, razão pela qual foi fundamental o uso de recursos locais.

Vantagens de um projeto:

- Material tecnológico, barato flexível e com alta resistência, funcionalidade e estética pouca emissão de carbono leve redução do tempo de execução da obra, temperatura média interna de 3 a 4 graus Celsius.

- Devido a baixa condutividade do material substituiu quase 70% do cimento e aço, usados para estrutura sem comprometer força e usabilidade do prédio, economia nos custos da estrutura.

- Pode ainda ser utilizado na construção de pontes ou grandes estruturas devido a sua boa resistência a tração e propriedades físicas adequadas.

Características estruturais em bambu:

– Leveza, seu peso é bem menor se comparado ao de outros materiais;

– Resistência aos esforços de tração, flexão e compressão;

– Durabilidade, quando bem tratada, uma edificação em bambu pode durar por até três décadas;

– Economia, o emprego desse material pode representar uma diminuição de até um terço do valor total de um projeto;

– A extração do bambu é menos danosa ao meio ambiente; além disso, o material ajuda a prevenir erosões e regular as águas subterrâneas, é biodegradável, renovável e não poluente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (755.3 Kb)   docx (682.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com