TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matéria: Arquitetura e Urbanismo I

Por:   •  22/11/2019  •  Dissertação  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Mirella Costa de Azevedo

Turma: 2016/1- Arquitetura e Urbanismo 8º Período

Matéria: Arquitetura e Urbanismo I

O ramo da construção civil é de grande importância, tendo em vista que diz respeito a organização responsável de um empreendimento que leva ao crescimento orgânico de um determinado local, levando em conta sempre as mudanças físicas e ambientais do ecossistema da região.

Nesse sentido é importante que o profissional dessa área esteja sempre atento aos principais mecanismos que possibilitem uma melhor e maior qualidade do que está sendo construído.

Exemplos de normas técnicas disponíveis para consulta da qualidade do setor são o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), as Normas ISO 9000 e as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O PBQP-H é um programa do Governo Federal, que tem como objetivo elevar os patamares da qualidade da Construção Civil com a criação e implementação de mecanismos de modernização tecnológica e gerencial, incluindo conceitos e metas de sustentabilidade.

Já a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que é um órgão regulamentador responsável por liberar os produtos para o consumo final e possui uma extensa lista de normas técnicas que seguem vários caminhos distintos e correspondem as necessidades de cada ramo de atividades, mas uma que estabelece critérios específicos de desempenho para as edificações habitacionais é a NBR 15.575, publicada em 2013. A Norma de Desempenho (NBR 15.575) traz preocupações com a expectativa de vida útil, o desempenho, a eficiência, a sustentabilidade e a manutenção das edificações, inserindo o fator qualidade ao edifício entregue aos usuários. 

Ao todo existem 274 normas que são utilizadas na construção civil e possuem exigências para aprovação e legalização em um projeto, são elas quesitos de conforto e qualidade, e em cada um dos sistemas que compõem uma edificação: estrutura, vedações, pisos, instalações e coberturas, cada uma dessas com sua norma especifica para sempre manter um bom padrão de qualidade e os requisitos de segurança.

As normas da ‘família’ ISO 9000 são conhecidas como normas de sistema de gestão de qualidade (SGQ) e designam um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade para qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

Além das normas para o desenvolvimento do projeto existe uma norma regulamentadora para tratar das condições e meio ambiente de trabalho na indústria e na construção, a NR 18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da construção. Nela fica explicito todas as condições em que o trabalhador precisa para manter sua qualidade de vida, como treinamentos admissional e periódico, visando garantir a execução de suas atividades com segurança e também fala de sua segurança com o uso de equipamentos de qualidade EPI e EPC, equipamentos de proteção individual e equipamento de proteção coletiva, respectivamente, que são de grande importância para o bem-estar e segurança dos trabalhadores, pois com eles evitam-se acidentes de trabalho o que poderia afetar sua qualidade de vida, o tempo de construção e o custo total do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com