TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memoria descritivo como fazer

Por:   •  5/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

MEMORIAL DESCRITIVO

1- INFORMAÇÕES PRELIMINARES

1.1-Obra: Edificação de uso residencial

1.2-Local: Rua Valdir Lisboa com esquina, Rua projetada 2, Bairro Santa Cruz. Monsenhor Paulo – MG

1.3-Proprietario: Luiz Fernando Baldim

1.4-Área construída: 61,75m²

1.5-Área do Terreno: 125 m²

1.6-Tipo de Construção: Lajes pré-moldadas de concreto, e alvenaria de

tijolos.

2-ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

2.1 LIMPEZA

Não houve necessidade de executar a limpeza do terreno, já que o mesmo se encontrava apto ao início das obras devido à presença do maquinário utilizado para fazer o loteamento.

3.0. Cavas de Fundação

 As cavas foram feitas de maneira manual e alinhadas através dos cavaletes e linha de pesca 0,4mm. Sendo um terreno plano e nivelado, não teve problemas em manter nivelada a parte escavada do terreno que iriam ser utilizadas para receber a fundação. Ao fim das cavas toda aquela área escavada no terreno foi apiloada para que o fundo ficasse bem nivelado para receber a próxima etapa da obra.

Imagem 1:

4.0. LOCAÇÃO DA OBRA

Foi realizada a partir das cotas fixadas no projeto. Esta etapa da obra e muito importante, pois é quando acontece a transferência do da planta baixa para o terreno. O quadro de marcação foi executado com a utilização de cavaletes e linha de pesca 0.4 mm linhas. O alinhamento foi feito através de pregos cravados nos cavaletes que são indicados para obras de pequeno porte.

(Obs.: As fotos estão em um período mais avançado da obra mas, sendo ainda possível visualizar os cavaletes e as linhas)

       

                                                                                                   

5.0. FUNDAÇÕES

     A fundação escolhida para o tipo de solo do terreno foi do tipo rasa, pois anteriormente o terreno foi compactado pelas maquinas que fizeram o loteamento onde o terreno esta localizado. Com o auxilio de pequenos testes de escavação detectou-se que o terreno estava estável e com uma resistência considerável, para o início da execução da obra. Sendo então, utilizado brocas, armaduras treliçadas, como mostra a figura a seguir:

6.0 ESTRUTURA

Na estrutura foi utilizado blocos de concreto simples, pilares de concreto armado com sua armadura em treliças. Toda obra foi amarrada com vigas baldrame feitas com blocos tipo canaletas com treliça H8, vergas e contra vergas de concreto armado com 4  6,3mm.

O concreto foi produzido na obra com auxilio de betoneira sem especificação direta do FCK.

Onde a base da residência foi totalmente impermeabilizada com vedacit e antes do contra piso foi utilizados lona preta nas laterais internas da base para que não haja infiltração de umidade nas paredes. As lajes foram feitas com pré-moldado e tijolos de cerâmica, foram escoradas com eucalipto para que não haja a flambagem.

           

7.0. ALVENARIA

      A alvenaria foi executada em blocos de concreto como forma de vedação da estrutura. Estes blocos foram produzidos nas localidades da cidade de Monsenhor Paulo, com medidas de 14x39x19cm. Todos os cortes para a passagem de parte elétrica e hidráulica foram feitos com utilização de makita. Na fixação das esquadrias de aço foram empregados grapas para a fixação de portas e janelas. Sobre todas as portas e janelas, há vigas e armadas conforme o tamanho do vão, com no mínimo quatro barras de ferro Ø 6,3mm, apoiadas em pelo menos 20 cm em cada lado do vão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com