TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da Pesquisa Cientifica

Por:   •  23/3/2022  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientifica

Curso: Arquitetura e Urbanismo         Professor(a): Leticia Fialho

Aluno(a): Isabel Cristina Dourado Vasconcelos

Resumo: Qualidade espacial no entorno de praças: o caso da Praça São Bento, em Marília – SP

O artigo tem como objetivo avaliar a qualidade espacial de uma praça, a partir de elementos físicos e espaciais, que podem contribuir (ou não) com a permanência de usuários nesse espaço público. A escolha pela praça se definiu pela sua localização na cidade, e seu entorno caracterizado por apresentar uma malha ortogonal, com o uso de solo misto.

O estudo do caso foi realizado em uma praça localizada na região Centro-Oeste do Estado de São Paulo. Os procedimentos metodológicos para avaliar a praça e seu entorno constaram de auditoria técnica, avaliada por meio de indicadores de desempenho e mapa comportamental, agregando planilhas que avaliaram diversos temas como segurança, conforto e atratividade. Visando também avaliar o estado de conservação dos equipamentos urbanos como os bancos, etcs.

Por tanto, diante aos fatores aplicados para o estudo qualitativo, foi possível identificar e compreender quais são as atividades realizadas no local, o comportamento dos usuários, e os elementos físicos que compõe esse espaço de uso público.  A praça São Bento, apesar do fluxo alto de pedestre em determinados horários, apresenta problemas como falta de acessibilidade, baixo sombreamento natural, lixo acumulado, falta de banheiros, bebedouros e lixeiras, as observações resultaram também em indicações importantes relacionadas ao fluxo dos usuários, tais como: o local está cercado de estacionamento, então a maioria das pessoas acabam cruzando a praça para chegar até o destino, mesmo sendo o caminho mais longo, alguns usuários cruzam o local. A pavimentação em alguns pontos da praça encontra-se deteriorada, que dificulta o acesso e evita a passagem de pessoas, principalmente aquelas com deficiência.

As praças são lugares essenciais que compõe a vida urbana de todos os habitantes, são elementos ligados as questões sociais, formais e estéticas das cidades, tendo diversas funções, como encontro, permanência, manifestações e acontecimentos, portanto, a partir do exposto, esta com baixo fluxo de usuários pela a falta de atenção a esses aspectos avaliados, para uma boa utilização do local é necessário manutenção por meio de gestores públicos responsáveis, para a implementação de melhorias aos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com