TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem em argila – histórico

Por:   •  28/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  1.301 Visualizações

Página 1 de 3

Modelagem em argila – histórico

Existente desde os tempos primórdios a moldagem em barro transformou peças utilitárias em algo representativo a arte, que posteriormente esteve presente em obras como vasos, máscaras, objetos decorativos, entre outros.

Definimos então a modelagem como ato de moldar, ajustar manualmente a forma de materiais como barro,  argila ou outros materiais maleáveis, de formas simples até formas mais complexas tridimensionais, que mesmo em meio a tantas tecnologias ela se mantem como pratica artesanal.

Diferentemente das artes de ilustração ou pintura, a arte de modelar nos proporciona  uma visão angular e mais estruturada para que possamos ter uma percepção maior de sua textura.

A modelagem é uma forma de expressão simbólica e lúdica, forma prazerosa e educativa que representa um conhecimento diferente adquirido através de desenhos e formas.

As primeiras obras, encontradas na pré-história, eram simples e algumas possuíam formas mais geométricas, que com o decorrer dos tempos e o aprimoramento das técnicas, a modelagem foi se aperfeiçoando e tivemos a introdução de pigmentos naturais ou argilas coloridas acrescentado as peças.

A Grécia antiga é a civilização mais representativa na disseminação das técnicas em cerâmica, técnicas também de queima e pintura, que as classificavam por funcionalidade, onde a prosperidade da arte alcançou outros povos e novas técnicas, como por exemplo os chineses que conseguiram deixar a cerâmica com maior durabilidade deixando a peça mais translucida e leve, o que chamamos hoje de porcelana. Essa disseminação toda ganhou novos componentes, formas e utilidades, passando a sem também uma arte decorativa.

Clay

Termo designado Polymer para argila plástica, mais precisamente um material de modelagem macio e maleável composto por partículas de PVC(Polyvinyl Chloride).

Versátil e com uma grande variedade de cores nos permite a confecção de centenas de peças artesanais de modelagem e que quando em baixa temperatura e por um determinado tempo se fundem e resultam em um plástico resistente.

Muito utilizado na cinematografia como modelagem de bonecos para stop motion, nas áreas da publicidade, esculturas, marketing como moldes de produtos ou bonecos, brinquedos, objetos de decoração, bijuterias, joias, trabalhos em telas, transferência de imagens, entre outros.

O Clay tem uma grande aplicação na área de Design de interiores e produtos, introduzido na  parte de modelagem de maquetes realistas, presente nas principais etapas do processo.

Grande utilização na área veicular devido a sua textura mais maleável permite que o designer juntamente com modeladores possam esculpir automóveis para ajustes de proporções, linhas de caráter e orientar a linha de produção até o produto final. Antes de um modelo se concretizar em argila, o projeto chega aos modeladores após uma grande pesquisa de mercado, sketches e desenhos sobre o carro a ser desenvolvido. Antes de chegar ao tamanho real, a maquete é feita em escala 1/3 – um terço do tamanho do automóvel.

Design automotivo

No processo criativo de um automóvel, designers apresentam as tendências e referências de extração de ideias para criação de um projeto, dentre elas peças de arte, arquitetura, tecnologia, comportamento, vestuário e até acessórios compõem o brainstorm. Iniciando a parte pratica do projeto, temos de croquis, sketchs  até impressora 3D que imprime pequenas peças para ver os primeiros esboços do que será o produto, incluindo a modelagem em Clay produzida por um designer modelador.

O Clay tem uma parcela muito importante na fase final do projeto pois é utilizada para modelagem da escultura do veiculo, a composição do Clay permite que em altas temperaturas ganhe uma textura mais maleável possibilitando a correção da modelagem que ao esfriar, o Clay automobilístico volta a sua textura mais firme, o esculpir torna-se mais fácil. Dentro desse processo temos outros métodos que compõem a escultura:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com