TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de tabalho

Por:   •  30/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Por vários séculos o homem utilizou o fogo como fonte de iluminação noturna, através de velas e lamparinas que utilizavam algum tipo de combustível, mas foi no século XIX, que o Americano, cientista e inventor, Thomas Alva Edison (1847-1931) desenvolveu a primeira lâmpada elétrica incandescente.

Sua tecnologia foi utilizada durante muitos anos, principalmente em iluminação de interiores, mas hoje sabemos que essas lâmpadas são ineficazes pois 90% da energia consumida é convertida em calor, e apenas 8% é luz visível.

As lâmpadas incandescentes estão sendo abolidas do mercado por este fator. Em 1962 a General Eletric produziu os Diodos Emissores de Luz (Light Emitting Diode, LED), estes primeiros LED`s existiam apenas na cor vermelha, eram utilizados em iluminação indicativa (indicando quando os equipamentos elétricos e eletrônicos estavam ligados)

O LED é um dispositivo semicondutor eletroluminescente, emitindo luz através da combinação de elétrons e lacunas em um material sólido. Possuem a característica de emitir luz em uma faixa específica do espectro visível, principalmente nas cores azul, verde, vermelho e branco e suas combinações. Também são encontrados LED´s operando na faixa de ultravioleta e infravermelho.

A princípio, o desenvolvimento de LED’s mais potentes e com maior luminosidade tornou possível sua utilização em outras aplicações como semáforos, iluminação de emergência, lanternas e iluminação de ambientes (Bullough, 2003).

A eficiência da luminosidade do LED vem aumentando, e sua eficiência já chegou a 130 lumens por Watt, e essa tendência e se expandir cada vez mais no futuro.

No início dos anos 90, surgiu a LED azul e daí originou-se o tão desejado LED branco, que revolucionaria a iluminação. Hoje a LED substituiu de forma eficiente a lâmpada comum de áreas internas e externas. Sua economia pode chegar a 92%, é um produto isento de metais pesados e 98% dela é reciclado, não é emissor de raios ultravioletas e infravermelhos, possui uma vida útil de mais de 100,000 horas.

Conclusão

Os LED são sem dúvidas o futuro da iluminação, por representarem parcela significativa nos custos com energia elétrica em diversos segmentos da economia, nos setores comercial, residencial e órgãos públicos, devem ser o foco de atenção na otimização no uso da energia, já que hoje o mundo vive uma crise energética e a população mundial cresce de forma gigantesca, a proporção de economia na geração de energia elétrica com o uso dos LED`s podem chegar a 92%, isso causa uma desaceleração muito alta no processo de geração d energia não renovável, a tecnologia da LED é uma revolução grandiosa nessa questão energética, os LED’s podem ser usados de modo versátil, eficiente.

 Eles oferecem diversas vantagens sobre as demais tecnologias de iluminação, vida útil muito longa, excelente saturação de cor e maior eficiência são somente algumas dessas vantagens. Os LED`s tornaram-se mais presentes em tudo ao nosso redor, em todos os dispositivos tecnológicos que emitem luz para ser mais abrangente.

Muitos países já empregam uma cultura para abolição de lâmpadas antigas, o Governo usa de medidas a modo de subsidiar a implantação no mercado a custos mais satisfatórios, novas tecnologias também são empregadas na promoção dos LED`s no envolto de baratear a tecnologia, já que hoje ainda custa muito caro sua utilização de ambientes inteiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com