TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de Elaboração

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto Politécnico de Lisboa

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

[pic 1]

Gestão de Recursos Humanos[pic 2]

[pic 3]

Ana Teixeira 20131161

Ana Margarida Dias 20130838

Filipa Sousa 20130079

Marta Silva 20130804

Priscila Silva 20130928

Lisboa, 8 de abril de 2016

Siglas e Acrónimos

Sumário executivo

Índice

Introdução        

1.        Caracterização da Empresa        

2.        Caracterização do Capital Humano        

2.1.        Igualdade de Oportunidades        

3.        Recrutamento, seleção e Acolhimento        

4.        Gestão do Desempenho        

5.        Política de Recompensas        

6.        Formação        

Conclusão        

Referências Bibliográficas        

Anexos        

Índice de figuras

Figura n.º1 – Análise SWOT…………………………………………………….....

Figura n.º 2 – Matriz BCG…………………………………………………………

Índice de Tabelas  

Tabela 1 - Análise de PEST………………………………………………………..

Introdução

  1. Caracterização da Empresa

  2. Caracterização do Capital Humano

 “Cada pessoa é decisiva no contributo que dá para a construção de um grupo de transporte aéreo distinto, que proporcione ao Cliente experiências positivas e marcantes.”

António Menezes, CEO da SATA

A SATA dá bastante valor ao seu capital humano uma vez que este é um dos pontos estratégicos de grande relevância na empresa, esta para assegurar a gestão dos seus trabalhadores tem implementada uma estratégia de recursos humanos que se encontra articulada com os objetivos do negócio, assegurando um clima social positivo e uma estreita relação com os sindicados. Deste modo, detém profissionais com elevada competência que conseguem garantir um serviço confiável e de qualidade de modo a satisfazer as necessidades e expectativas presentes nos seus clientes. Com um capital humano de excelência consegue assegurar a notoriedade da sua marca e também a reputação do Grupo, enquanto referência regional. Tudo isto é concretizável devido ao investimento em desenvolvimento e há motivação existente nos seus profissionais, propiciando-lhes boas condições de trabalho.

O Grupo SATA no final do ano de 2014 em relação às diversas empresas que engloba era constituído, a nível de colaboradores, por: 50% SATA Air Açores, 48% SATA internacional e 2% SATA Gestão de Aeródromos, conforme evidência a figura n.ºXX. No total esta companhia emprega um total de 1330 colaboradores. Os trabalhadores estão distribuídos por Portugal Continental e Ilhas, nas devidas proporções: Portugal Continental – 24%, Açores – 76%, Madeira – 1 colaborador.

[pic 4]

[pic 5]

A Empresa detém cerca de 84% dos trabalhadores em contrato de trabalho permanente, sendo que 98% destes são a tempo integral, o que reflete a estabilidade interna existente. Dos colaboradores 74% encontram-se sindicalizados. Em 2014, ocorreram cerca de 98 novas contratações e 225 saídas de colaboradores da empresa, o que nos conduz a uma taxa de rotação de 17% - taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos como apresenta a figura n.ºXX[pic 6]

[pic 7]

Esta Empresa dispõe de um manual de funções, no qual são definidas tarefas e processos, responsabilidades, competências, aptidões, exigências e requisitos inerentes às diversas funções da SATA. Este manual serve de base e orientação aos processos internos de recrutamento e seleção, acolhimento e integração, formação e avaliação de desempenho. Também desenvolveu igualmente um modelo de gestão por competências que foi concebido para ser utilizado numa multiplicidade de responsabilidades/funções dos recursos humanos, incluindo recrutamento e seleção, desenvolvimento, planeamento de sucessões e gestão de carreira, bem como avaliação e gestão de desempenho. As competências estão divididas em core e específicas. (POSSO POR IMAGEM A SEPARAR). As categorias profissionais em funcionamento são: dirigentes, quadros superiores, quadros médios e intermédios, profissionais altamente qualificados e qualificados, profissionais semiqualificados e profissionais não qualificados, de acordo com a figura n.ºXX.[pic 8][pic 9]

Na categoria profissional de dirigente existem 5 pessoas a assumir essa função sendo que 80% se situam entre os 30 e os 50 anos e os restantes acima dos 50 anos de idade. Em relação ao género 80% das pessoas que ocupam este cargo são homens.

Nos quadros superiores a idade dos trabalhadores varia a partir dos 30 anos de idade sendo que o número maioritário de trabalhadores situa-se entre os 30 e os 50 anos de idade assumindo uma percentagem de 57%. O número total de trabalhadores nesta função é de 119, sendo que 84% são do género masculino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (314.9 Kb)   docx (308.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com