TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia

Por:   •  7/6/2015  •  Monografia  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

UNESP ARARAQUARA[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE QUÍMICA

ANÁLISE DE FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ÓXIDO DE ETILENO

Aluno: Luiz Filipe Ferreira de Jesus

Professor: Ossamu Hojo

Disciplina: Introdução à Engenharia Química

Araraquara

Junho de 2015


Fluxograma e entendimento

[pic 3]

O processo se inicia com o oxigênio puro que vai para a Etapa de Reação. Nela, o óxido de etileno é produzido pela oxidação catalítica do etileno com prata suportada em alumina. Esse oxigênio e o etileno provêm de uma estação de mistura (EM-01) que contém esses dois reagentes. Estes, por sua vez, alimentam o reator (R-01) que é refrigerado externamente e realiza o processo, enviando seus efluentes ao TC-01. Todavia, esses dois reagentes passam por dois trocadores de integração energética (TC-01 e TC-02), onde um faz o aquecimento da corrente alimentadora do reator, gerando subprodutos como O2, CO2 e reagentes que não reagiram e contém a corrente efluente do reator; o outro faz a refrigeração com fluído específico (Coolant) gerado no reator.

Na Etapa de Absorção, os subprodutos gerados pelo TC-01 anteriormente vão para uma torre de absorção contendo água (C-01)  que absorve o óxido de etileno não reagido. Os outros subprodutos (etileno, agua, e CO2) ao passarem pela torre, são reciclados, levando-os até à estação de mistura (EM-01) que reinicia e continua a Etapa de reação; o CO2 é liberado. As substâncias absorvidas na torre seguem para a Etapa de Purificação.

Nesta última etapa, existem duas colunas de destilação (C-02 e C-03). A primeira é utilizada para separar óxido de etileno mais os gases da água que é liberada presentes no processo. Os gases com óxido seguem para a segunda coluna, de onde se obtém o produto e eliminam-se as impurezas.

        

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (124 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com