TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método construtivo alternativo: o uso de contêineres

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.019 Palavras (17 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 17

Resumo No Brasil, o emprego de contêineres como estrutura de edificações ainda não é muito comum, como ocorre em alguns países do exterior. Todavia, essas caixas de aço podem constituir uma construção modular altamente versátil, que pode oferecer acomodações acessíveis para uma gama de finalidades. Essa característica modular permite que a construção tenha ambos tempo e custo reduzidos em relação às construções tradicionais, além de colaborar com o meio ambiente por serem usados materiais reutilizados, os quais fazem parte do intuito do projeto, assim como recuperar componentes industriais abandonados na natureza e explorar soluções construtivas inovadoras.

Esta pesquisa fará uso de comparações entre os métodos construtivos tradicionais e a utilização de contêineres como matéria principal em estruturas da construção civil. Para isso, serão apresentadas conclusões provenientes de análises, especificamente dos seguintes pontos: desempenho térmico e acústico, durabilidade dos materiais, custos, tempo de obra, impacto ambiental e mobilidade.

Espera-se, com esta pesquisa, obter resultados que comprovem que o emprego de contêineres na construção civil apresenta-se como uma excelente alternativa para solucionar problemas construtivos e ambientais.

Palavras-chave: contêineres, estrutura metálica, impacto ambiental, construção civil, arquitetura.

Abstract In Brazil, the use of shipping containers as structure of edifications is not very common, as it is in some foreign countries. However, these steel boxes may constitute a highly versatile modular construction that can offer affordable accommodation for a range of uses. This modular feature allows the construction to have both time and cost reduced compared to traditional buildings, as well as collaborating with the environment by employing reused materials, which are part of the project intention, as well as retrieve industrial components abandoned on nature and explore innovative constructive solutions. This research will make use of comparisons between traditional construction methods and the using of shipping containers as the main material in structures of buildings. For this, conclusions will be presented from analyses, specifically from the following points: thermal and acoustic performance, durability of materials, costs, time work, environmental impact and mobility.

It is hoped, with this research, results that demonstrate that the use of shipping containers in buildings is something that should be seen as an excellent alternative to solve construction and environmental problems.

Keywords: shipping containers, metallic structure, environmental impact, civil construction, architecture.

2

1 – Introdução Os contêineres são recipientes destinados à acomodação e transporte de cargas, geralmente empregados em trens, caminhões e navios cargueiros. Os modelos conhecidos atualmente foram criados em 1937 pelo norte-americano Malcom Mc Lean, ao observar que o emprego de grandes caixas de aço no armazenamento de algodão agilizaria o embarque no porto de Nova Iorque, mas só começaram a ser comercializados na década de 1950.

Graças à criação, pouquíssimos trabalhadores fazem, em um dia, o que centenas faziam em uma semana de trabalho incessante e, segundo dados apontados pela matéria “A caixa que encolheu a Terra”, publicada na revista Veja em abril de 2007, o custo do frete caiu de 20% para 1% do valor final da mercadoria e as exportações mundiais cresceram 500%, a partir de 1980.

Conforme DE CASTRO (2013), como produtos, os contêineres possuem uma vida útil de, aproximadamente, 100 anos, mas para o mercado essa vida útil é, em média, uma década, pois comprar novos contêineres acaba ficando mais barato do que transportá-los vazios para sua origem, criando, dessa maneira, verdadeiros cemitérios de aço nos arredores dos portos.

Com um olhar cada vez mais atento às questões ambientais, segundo o site Portal Met@lica, o setor de construção civil enxergou nos contêineres uma ótima alternativa para solucionar, de uma única vez, problemas ecológicos e construtivos, pois além de limpar os portos, seu emprego em edificações é relativamente barato, ágil, pouco poluente e confortável.

1.1 – Relevância da pesquisa A alvenaria ainda é o método tradicional mais usado pela população brasileira, no geral. Isso ocorre pelo atraso tecnológico do país, que impede que novas possibilidades sejam importadas ou descobertas internamente. O ceticismo e conformismo dos brasileiros também contribuem para esse quadro de estagnação. No entanto, os resultados do uso dessas grandes caixas de aço em edificações no exterior têm se mostrado altamente competitivos com os processos tradicionais, o que levou alguns arquitetos do Brasil, como Lívia Ferraro, pioneira no país, e Danilo Corbas, a experimentarem o material. O emprego dos contêineres na construção civil está se tornando mais frequente, mas ainda é pouco divulgado e acaba sendo ignorado pela maior parte da população.

Portanto, esta pesquisa ajudará a difundir, no mercado brasileiro, principalmente, o reconhecimento da alta qualidade e viabilidade de construções realizadas com contêineres.

1.2 – Justificativa CORBAS (2012) incita em seus projetos que o foco principal do uso de contêineres é evidenciar o caráter ecológico e eficiente desse tipo de construção.

A escolha do tema se deu pelo interesse do grupo em buscar soluções para dois problemas, utilizando o contêiner como elemento em comum, assim como CORBAS (2012) o utiliza. Um dos problemas é ecológico, devido ao descarte irresponsável

3

desses recipientes sem qualquer preocupação com as consequências ao meio ambiente. O outro é construtivo e se deve aos obstáculos dos métodos tradicionais do Brasil, como: alto índice de resíduos gerados; obra relativamente lenta e cara. Nesse caso, os contêineres apresentam melhores resultados em todos os obstáculos citados.

1.3 – Objetivo geral Analisar, a partir de comparações, o uso de contêineres como método construtivo alternativo na construção civil.

1.4 – Objetivos específicos  Registrar fotograficamente construção feita com estrutura de contêineres;  Recolher dados específicos sobre métodos construtivos a partir de entrevistas;  Comparar preços entre os métodos construtivos através de tabelas.

2 – Emprego de contêineres na construção civil Edificações estruturadas em contêineres vêm conquistando espaço no mercado imobiliário em vários países. De acordo com BORGES (2012),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com