TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma proposta para o uso de materiais alternativos e recicláveis para o processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil em uma escola municipal de Açailândia - MA

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.644 Palavras (19 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE VALE DO AÇO - FAVALE

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MANOELA DANDARA SILVEIRA DE SOUSA

RAQUEL SILVA AGUIAR

UTILIZAÇÃO DO LÚDICO: uma proposta para o uso de materiais alternativos e recicláveis para o processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil em uma escola municipal de Açailândia - MA

Açailândia

2019

Manoela Dandara Silveira de Sousa

Raquel Silva Aguiar

UTILIZAÇÃO DO LÚDICO: uma proposta para o uso de materiais alternativos e recicláveis para o processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil em uma escola municipal de Açailândia

Projeto apresentado como requisito parcial para Obtenção de aprovação na disciplina Projeto Integrador I no Curso de Pedagogia, na Faculdade Vale do Aço Profa. Mestre. Sílvia Sousa Silva Albuquerque.

Açailândia 2019

RESUMO

O presente relatório tem o intuito de mostrar a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil, também tem por objetivo identificar os benefícios das atividades lúdicas na educação infantil e observar qual o papel do professor em relação aos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem. A atividade lúdica é a ação expressada por meio de brincadeiras e jogos, apresentando-a como recurso facilitador deste processo permitindo ao aluno, brincar e ao mesmo tempo aprender, as brincadeiras influenciam na socialização das crianças. O processo de aprendizagem das crianças tem que ser uma forma prazerosa, sendo assim a brincadeira é de fundamental importância para a aprendizagem de toda criança, proporcionando-a um momento de prática educacional de conhecimento de mundo, oralidade, regras e socialização, distração, conhecimento, troca de experiências, criatividade, tornando o espaço escolar bem mais atrativo.

Palavras-chave: Lúdico, Aprendizagem, Jogos, e Brincadeiras, Educação Infantil

ABSTRACT

This report aims to show the importance of playfulness in the process of teaching and learning of early childhood education. It also aims to identify the benefits of playful activities in early childhood education and to observe the role of the teacher in relation to games and play in the process of learning. learning. The playful activity is the action expressed through play and games, presenting it as a facilitating resource of this process, allowing the student to play and at the same time learn, play influences the socialization of children. The learning process of children has to be a pleasurable way, being a play of fundamental importance for the learning of every child, providing a moment of educational practice of world knowledge, orality, rules and socialization, distraction, knowledge, exchange. of experiences, creativity, making the school space much more attractive.

Keywords: Playful, Learning, Games, and Play, Early Childhood Education

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. REFERENCIAL TEÓRICO 7

3. DESENVOLVIMENTO 10

3.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA 10

3.2 RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO 11

3.3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 12

3.3.1 Aula Sobre a Árvore 12

3.3.2 A Utilização do Lúdico na Matemática 13

3.3.3 Bingo das Palavras Sobre Consciência Negra 14

4. METODOLOGIA 16

5. CRONOGRAMA 17

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

7. REFERÊNCIAS 19

1. INTRODUÇÃO

O brincar é um processo natural que faz parte da infância, e é um direito de toda criança garantido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Para KISHIMOTO 2010 “O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.”

Os jogos e brincadeiras, a pesar, de serem vistos por muitos apenas como momentos e atividades para diversão e entretenimento, é também fundamental para o desenvolvimento da criança, pois através dos mesmo é que a criança pode expressar seus sentimentos, imaginações e criar sua concepção de mundo e de relacionamento com o outro. Desse modo é de grande relevância a presença do lúdico dentro da escola com a inovação em métodos didáticos e adaptação de atividades com uso de jogos e dinâmicas em sala de aula de maneira mais especial na educação infantil.

Atualmente muito se tem falado da importância da utilização do lúdico no ensino escolar, fala essa que ganhou ainda mais força com a implementação do documento normativo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) principalmente tratando-se de creche e pré-escola. Mas ainda assim, é perceptível que pouco tem se colocado em prática. A ludicidade ainda não é tão usada em sala de aula, prevalecendo assim, os métodos tradicionais.

O presente trabalho vem abordar a importância e a necessidade da utilização do lúdico como método didático eficiente para a construção do conhecimento infantil. Assim também como identificar as principais dificuldades que o professor tem em relação ao lúdico em sala de aula. Assim como muitos teóricos ressaltam a relevância dos jogos, brinquedos e brincadeiras para a Educação Infantil, onde que por meio da brincadeira a criança tem a possibilidade de aprender de forma prazerosa.

Dessa forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com