TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NO LOOP DA MONTANHA RUSSA

Por:   •  11/9/2020  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

CAPÍTULO   2

          Nessa parte o autor revela que as transformações tecnológicas tornaram-se decisivas para a visão de mundo, aqui que começa uma queda brusca, por modificarem as estruturas sociais, econômicas, política, a condição de vida, rotinas e seus cotidianos, isto faz todo sentido, já que tivemos que nos adaptar ao ritmo das máquinas.

          O autor elabora uma ligação entre as tecnologias e os comportamentos entre elas, principalmente quando se trata das informações, segundo ele, o homem adapta-se as rotinas tecnológicas, e por conta dessa mudança de comportamento da população, os valores da sociedade também mudam, a sociedade passa a dar mais valor ao ver do que o ouvir e o falar. Sevcenko deixa bem entendido que é nessa hora que alguns empresários veêm a oportunidade de formas baratas para o lazer: cinema e parque diversões por exemplo. Então podemos dizer que é aqui começa uma releitura do padrão cultural das sociedades urbanas do século XX, que deixam a cultura popular tradicional de lado e saem em troca de uma “cultura” vendida em lojinhas baratas.

         Achei interessante dentre o que foi discutido durante a aula, no quanto tivemos que nos adaptar a essas novas tecnologias, uma crítica atual é o uso do celular, redes sociais por exemplo, criamos uma dependência muito grande e passamos boa parte do tempo sem ter noção sequer do tempo perdido. O interessante dessa discussão foi que se relaciona diretamente com o que o texto aborda, afinal as máquinas irão subistituir o homem ou agregar e otimizar tempo de mão de obra pesada? Existem muitas questões dentro dessa discussão.

 
CAPÍTULO 3

        Aqui o autor revela uma preocupação do impacto dessas tecnologias ao meio ambiente e consequentemente para saúde da população, não somente no uso dessas tecnologias, mas a falta de conhecimento da população sobre esses assuntos. A interessante crítica que o texto faz sobre as empresas andarem em sentido contrário aos estudos científicos que mostram claramente a atenção nociva da tecnologia ao longo prazo no meio ambiente, para Sevcenko o conceito de “princípio da preocupação” pode ser resumido em “ é melhor zelar pela segurança do que ter que lamentar”, para ele a sociedade no final do século XX, tornou-se uma socidade do show/espetáculo, onde tudo se transformou numa dimensão meramente estética.

       O livro encerra de uma maneira crítica épica, visto irônica sobre o sentido da história no século XXI, pois os debates políticos realizados nas praças antigamente voltariam a ter caráter, revela que por outro âmbito diante da globalização, nos faz perceber com as grandes críticas nele, que precisamos de uma retomada para ética e para dignidade humana.

       Sobre as discussões na aula sobre esse capítulo, a parte sobre as classes dominantes tomar decisões que interveem não somente no meio ambiente, mas em quase tudo na sociedade, já que em torno de 5 bilionários no Brasil tem mais que a metade do capital no país, dentro dessa discussão entra vários temas como segregação social, a política falha de habitação social, a alta especulação imobiliária, etc. Portanto, nessa pirâmide social e econômica, essa classe no topo dela, nos mostra que enquanto não houver uma distribuição de renda justa, nada vai mudar, por exemplo, na minha opinião os impactos relevantes na sociedade, seriam mudados de forma rápida se partissem primeiramente desse grupo no topo da pirâmide.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com