TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Da Montanha

Artigos Científicos: Clima Da Montanha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 4

Clima de Montanha

Entre os vários elementos e fatores do clima está a altitude. Quanto maior a altitude menor a temperatura. A temperatura que sentimos não vem diretamente do sol e sim da atmosfera que é aquecida de baixo para cima, ou seja, os raios solares tocam a superfície e são irradiados de volta para o espaço. Por isso que quanto mais alto mais frio, enquanto devia ser o contrário. Além disso quanto maior a altitude o ar fica mais rarefeito, e por isso demora mais ser aquecido. Daí falar em clima de montanha para se referir ao clima de altitudes mais elevadas. Não basta necessariamente se está numa montanha propriamente dita para se usar esse termo, basta um tempo agradável para se diser "parece clima de montanha

Regiões de Clima de Montanha

O clima de Montanha é aquele que ocorre nas regiões marcadas pela clima, principalmente, nas seguintes regiões: Alpes (Europa), Montanhas Rochosas (Estados Unidos), Cordilheira dos Andes (América do Sul), Cáucaso (sudeste da Europa), Himalaia (Ásia).

O clima de Montanha possui as seguintes características:

- As temperaturas são baixas. Quanto maior a altitude mais baixa é a temperatura. Numa montanha, a cada mil metros acima, a temperatura cai cerca de 5ºC.

- A umidade relativa do ar é bem elevada no lado em que bate o vento: de 80 a 90%. Já no lado em que não ocorre a incidência de vento, ela cai para cerca de 40%

- Nas áreas da montanha acima de dois mil metros de altitude, há presença de gelo durante o ano todo. Nestas áreas, as temperaturas são baixíssimas, o ar é rarefeito (pouca quantidade de oxigênio) e quase não há presença de vegetação ou vida animal.

.- O índice pluviométrico varia de acordo com a localização geográfica. Em regiões equatoriais e tropicais costuma chover entre 1500 e 2000 milímetros por ano. Já em áreas de clima subtropical os índices ficam entre 300 e 1000 milímetros por ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com