TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Núcleo de Gestão Urbana e Políticas Públicas

Por:   •  16/3/2019  •  Resenha  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

NUGEPP – Núcleo de Gestão Urbana e Políticas Públicas

FICHAMENTO DE RESENHAS DE TEXTOS

Nome do Estudante

Roberta Ferreira Monte

DATA: 07/09/2018

Indicação do Artigo

Professora Suely Leal

Título: 

Grandes Projetos Urbanos: conceitos e referenciais

Nome do Completo do Autor /Biografia e Contatos:

Clóvis Ultramari Departamento de Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho Curitiba – PR - Brasil CEP 80215-901 Tel.: (41) 3271-2623 E-mail: ultramari@ufrgs.br

 Denis Alcides Rezende Departamento de Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana Universidade Católica do Paraná E-mail: denis.rezende@pucpr.br

Referência Bibliográfica ABNT

Clovis Ultramari: Arquiteto, Professor Titular do PPGTU/PUCPR e da Universidade Federal do Paraná (Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). Experiência profissional em planos diretores e estratégicos no Brasil e no exterior. No Brasil, as atividades estão intimamente relacionadas com o Estatuto da Cidade; No estado do Paraná, no sul do país, a atividade principal diz respeito à Região Metropolitana de Curitiba e à implementação do Estatuto das Metrópoles (lei urbana federal). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Principais Temas: grandes projetos urbanos; Aspectos conceituais da cidade; Processo urbano brasileiro; Produção acadêmica nas cidades; Aspectos metodológicos no campo de estudos urbanos.

Denis Alcides Rezende: Nada encontrado.

Descrição Geral do Tema

Desenvolvido pelo Autor

       Os autores tratam dos Grandes Projetos Urbanos (GPUs) e apresentam seus prós e contras, sempre mostrando que o lado positivo compensa os fatores negativos. Além disso, é apontada a breve trajetória das GPUs, principalmente no cenário brasileiro, entre os anos 70 e 2000 (de forma separada), norteada de exemplos nacionais e internacionais.

Conteúdo (s)

Desenvolvido no Texto

Destaques a principais partes/comentários:

       O objetivo do então artigo está em debater as tipologias de grandes  intervenções urbanas e seus impactos no meio em que estão inseridos. algo interessante de se pontuar é que os autores explicam que um Grande Projeto Urbano é assim considerado, não por sua magnitude, intrinsecamente ligada ao tamanho, mas principalmente por seu impacto na malha urbana e seu potencial de intervir no futuro da cidade em que está implantado, de forma a criar uma política global, juntamente com a participação dos diversos agentes envolvidos. É exatamente esse tipo de estudo, mais ambicioso, que ainda desperta pouco interesse entre os estudiosos dos meios político, social e urbano.

       Além disso, os autores deixam claro que os GPUs são muito mais do que uma “espetacularização do urbano”, acredita-se que esses Grandes Projetos podem, de fato, aportar bons resultados para a cidade. No artigo, é apontado os anos 70, período  militar, como uma espécie de primeira fase dos GPUs no Brasil, começaram a fazer grandes investimentos em projetos muito maiores do que os até então conhecidos, esses foram chamados inicialmente de “ Grandes Investimentos Urbanos”. Em conjunto com o pensamento nacionalista, esses Megaprojetos transmitiam uma ideia importante para o período, que suscitou, na ideia de progresso,  a integração de regiões economicamente atrasadas no contexto nacional. Nesse contexto, os objetivos do poder central na época eram: Estimular novos processos Urbanos que trariam prosperidade a nível nacional e diminuir as disparidades existentes no cenário de desenvolvimento urbano no próprio País. Por fim, é citado no artigo que os anos 70 foram de grande e rápida expansão do espaço urbano, tendo sido feitas várias melhorias de infraestrutura. Os autores citam que algumas obras de infraestruturas, como a valorização de áreas ribeirinhas e o resgate dos patrimônios arquitetônicos e urbanísticos, realizados na época, são considerados como GPUs pelos impactos imediatos que geraram nos meios em que foram inseridos.

       Por fim, o grande desafio dos GPUs é intervir de maneira positiva no meio e tentar causar o menor impacto possível sobre os habitantes envolvidos, além de minimizar os efeitos resultantes da gentrification, consequência desse processo, ou seja, tentar não ser exclusivo em relação a população residente.

Pontos Relevantes para Pesquisa

Trechos partes importantes para registro e citações (colocar aspas, colocar número da página):  

“Adotando a prática dos grandes projetos com magnitude de tamanho, escala e complexidade, o poder central esperava: a) estimular novos processos urbanos que transformariam as cidades e trariam o desenvolvimento a todo o país; e b) atender a uma política de ordenação do território nacional que buscava diminuir as disparidades existentes. É nesse contexto que o regime militar brasileiro iria promover grandes obras”

 “o cenário nacional brasileiro vê, primeiro, o fracasso de grandes projetos de investimento; segundo, um esforço, válido, de modernização do quadro institucional/legal urbano, porém com fraco nível de implementação”

“No Brasil, as causas para a implementação de GPUs, sem ainda contarmos com pesquisas específicas que comprovem essa especulação, parecem localizar-se mais na recuperação de áreas com grande potencial de uso urbano, porém abandonadas por décadas. “

 “De fato, nem sempre o montante de recursos, área e volume de obra podem ser considerados necessários e suficientes para a caracterização de uma intervenção como Grande Projeto Urbano. Deve-se, sobretudo, observar o impacto gerado nas cidades onde estão localizados (muitas de pequeno e médio portes) e a sua constituição em ponto referencial urbano. Seria esse talvez o aspecto melhor definidor dos GPUs: mais caracterizados pelo impacto relativo gerado que pela grandeza da obra analisada de forma descontextualizada.”

“ De fato, nem sempre o montante de recursos, área e volume de obra podem ser considerados necessários e suficientes para a caracterização de uma intervenção como Grande Projeto Urbano. Deve-se, sobretudo, observar o impacto gerado nas cidades onde estão localizados (muitas de pequeno e médio portes) e a sua constituição em ponto referencial urbano. Seria esse talvez o aspecto melhor definidor dos GPus: mais caracterizados pelo impacto relativo gerado que pela grandeza da obra analisada de forma descontextualizada.”

Prós dos GPUs

“De outro lado, recuperação de áreas com sub-habitação, valorização de símbolos importantes para a imagem e para a competitividade da cidade, utilização de infra-estruturas subutilizadas e disponibilização de espaços urbanos renovados, com amenidades, cultura e lazer, entre outros. “

Contras dos GPUs

 “De um lado, um grande risco de malversação de recursos, apropriação indevida por grupos minoritários, geração de impactos negativos de difícil mitigação e compensação, apropriação política de seus resultados, construção de imagens falsas de uma cidade e de uma sociedade. “

Síntese das Conclusões principais

Avaliação geral/críticas/ligações com outros temas e/ou com objeto de estudo:

   

       O artigo conclui que: “compensa correr os riscos acima citados. Todavia, está-se consciente de que uma das máximas, velada, dos Grandes Projetos Urbanos é a de que a construção de imagens pode gerar uma importante valorização da cidade, na crença de que, para ser bem-sucedido, deve-se, tão-somente, parecer ser.”

       O  presente artigo já menciona a importância e a necessidade, devido ao cenário atual vigente de pouco interesse pelo campo, de que hajam pesquisas mais voltadas para a compreensão dos GPUs de forma contextualizada, ou seja, um estudo do impacto causado por eles em relação ao entorno da área em que estão inseridos.

       De fato, o tema tratado suscita um aprofundamento no que concerne a pesquisas que acompanhem a relação desses Master Projetos com a população e a área em que esse está inserido ou irá se inserir. Contudo, o planejamento e a realização de obras de grande impacto positivo na vida da população já residente e nas relações com o meio urbano, principalmente quando atrai pessoas de todas as classes sociais e alimenta o turismo na região, faz-se de suma importância, sendo sempre pertinente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (77.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com