TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aldo Rossi

Por:   •  12/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Aldo Rossi

Nos meados dos anos 70, a arquitetura italiana começou a ganhar seu espaço no panorama internacional, por conta das ações dos arquitetos da época, que começaram a converter as invenções e novidades em algo mais identidário, sem sair das tipologias da cidade tradicional.

Aldo Rossi foi um desses arquitetos, que, junto à Carlo Aymonino, Giancarlo De Carlo, Vittorio Gregotti e Giorgio Grassi, formaram o grupo La Tendenza, mais conhecido como Escola de Veneza. Com a herança deixada por Ernest Nathan Rogers, que foi uma grande referência italiana, o grupo reintroduziu conceitos como ‘tradição’, ‘história’ e ‘monumento’, termos que foram banidos da linguagem na primeira metade do século XX.

O grupo revê temas da modernidade, tentando constituir uma relação teórica e operativa entre a análise urbana e o projeto. Um estudo que se divide em três enfoques principais: a conexão entre a tipologia da arquitetura e a forma urbana; a concepção de um projeto como expressão de uma cidade; e a correlação entre a tradição e a inovação.

Figura *. Estudo para um quarteirão em Berlim.

Fonte: Revista Casabella 654, p. 17.

Sendo assim, a arquitetura de Aldo Rossi caracteriza-se como a expressão da cidade, que, consequentemente, misturava a inovação com a tradição. Desde cedo, Aldo desenvolveu uma experiência que se dividia entre o projeto e a pesquisa. Em meados dos anos 60, ele traduz para o italiano, além de editar, a obra Architecture: essai sur l’art, de Étienne-Louis-Boullée.

O interesse pela arquitetura do iluminismo confirmou-se no decorrer de sua trajetória, como dá pra notar as referências presentes nos textos que ele fez. E, em 1970, ele já era arquiteto, professor e teórico, o que fez com que Rossi desenvolvesse essas três áreas de atuação.

L’Architettura della città, que traduzido para o português, A Arquitetura da Cidade, é um livro de sua autoria, publicado em 1966, em que ele canaliza uma significativa expressão de alento principalmente para jovens e estudantes de arquitetura para que os motivasse a redescobrir, estudar e analisar a cidade em sua história.

Sobre a experimentação a que se dedicam os jovens arquitetos que eram motivados por seu trabalho, Rossi afirma: “na realidade as formas arquitetônicas elaboram-se no tempo e tornam-se patrimônio comum da arquitetura como acontece com qualquer técnica ou ciência. Alguém antes de nós viu certas coisas e no-las transmite.”

A respeito da invenção que se apropria da experiência que acumulou ao longo dos anos, Rossi continua: “engano pensar que a criação nasce do nada ou de cada um”.

Rossi indicava seus mestres: Mies Van der Rohe, Adolf Loos e Heinrich Tesenow. Do primeiro, ele afirmava ter aprendido que o “detalhe é invenção só na medida em que é aplicação da mente à clareza do resultado e que desta forma nos preservamos de todas as falsidades do êxito”.

Já do segundo, ele afirmava: “a temer o engano que se esconde também naquilo que cremos ser ótimo porque o engano consiste não só no ornamento, mas também no habito e naquilo em que nos deleitamos sem que nós mesmos nos engrandeçamos.”

Do terceiro, ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com