TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aldo Rossi Rem Koolhas

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo sobre Rem Koolhas e Aldo Rossi.

Rem koolhaas era arquiteto, teórico visionário e filósofo, ganhou o Pritzker 2000. Atuava no jornalismo antes da Arquitetura, e fundou seu escritório OMA com mais três arquitetos. koolhas é amplamente respeitado como teórico urbano - seu manifesto metropolitano "Nova Yorque Delirante". Na arquitetura ele segue uma linha desconstrutivista, que  é uma linha de construção arquitetônica contemporânea caracterizada pela fragmentação, por um processo de desenho não linear, uma geometria abstrata de forma arbitrária, afinal seu objetivo é lidar com o emocional humano, causar a inquietação necessária para o questionamento e a compreensão da obra apresentada, ainda que de maneira paradoxal.  

Aldo Rossi conhecido pelos seus desenhos e suas teorias urbanas, em 1990 ganhou o prêmio Pritzker e também dirigiu a Bienal de Veneza duas vezes, em 1985 e 1986. Teve muitas influências , entre elas: do arquiteto e teorista Adolf Loos, ao princípio do modernismo italiano e mesmo o pintor surrealista Giorgio de Chirico. Seu livro A Arquitetura da Cidade é considerado uma obra pioneira da teoria urbana, onde Rossi argumenta que os arquitetos deveriam ser sensíveis ao contexto cultural e urbano, utilizando o desenho histórico precedente ao invés de tentar reinventar tipologias. Suas obras possuem elementos formais como o pórtico, o cubo, o cone, a galeria e colunas com valor simbólicos e plásticos. Um dos seus pontos de partida é o estudo das tipologias formais das cidades, sendo que a questão da memória é de extrema importância na sua teoria da arquitetura.

Enquanto Rem Koolhas ia por uma linha desconstrutivista o Aldo Rossi  vai mais pro lado de elementos formais, embora ambos tenham nascido no mesmo período da história. koolhas no decorrer de sua carreira possui uma extensa produção bibliográfica e  Aldo Rossi também tinha algumas produções. Koolhas seguia a ideia de que a sua arquitetura poderia ser inserida em qualquer terreno em qualquer local, já Aldo Rossi faz um estudo aprofundado da cidade  pois a memória da arquitetura daquela cidade deve permanecer.

Ao comparar ambos posso discorrer que ao meu pensar Aldo Rossi por fazer um estudo antes do entorno, sua obra fica muito mais integrada a sua localidade e com isso não destoa de uma forma absurda de seu entorno, mas continua atraindo os olhares e atenção de quem as vê. Rem Koolhas por sua vez com o modo de trabalhar com o desconstrutivismo já executa obras muito exuberantes e com suas formas muito atraentes.

Aluna: Hannah Claudia Pilati Oliveira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com