TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA ARQUITETURA E URBANISMO

Por:   •  4/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

ARQUITETURA E URBANISMO – ARQ2AN-LVA

SISTEMA CONSTRUTIVO: AGEPAN

BELO HORIZONTE - 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

ARQUITETURA E URBANISMO – ARQ2AN-LVA

SISTEMA CONSTRUTIVO: AGEPAN

ALUNOS: ANA VIRGÍNIA, IZABELA LELES, JÉSSICA PAOLA, LÍVIA NAIARA, MARIA CECÍLIA.

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Estruturas e Sistemas Construtivos: Madeira, do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário UNA, ministrado pelo professor Caio Vasconcellos Sabido Gomes.

BELO HORIZONTE - 2016

INTRODUÇÃO

A madeira é um material que acompanhou o homem em várias etapas da sua evolução, contribuindo para o desenvolvimento humano. Devido às suas propriedades físicas, facilidade de manuseamento, processamento, variedade de formas, texturas e abundância, a madeira sempre demonstrou funcionalidade em sua utilização.

 Na construção, a utilização da madeira esteve sempre ligada aos progressos tecnológicos correntes, a par do tijolo e da pedra. Efetivamente, o desenvolvimento industrial provocou uma migração das populações do interior para as grandes cidades na procura de melhores condições de vida. Para responder às crescentes necessidades de habitação, adotaram-se sistemas pré-fabricados de madeira pela sua rapidez de execução. Esta utilização da madeira manchou a sua reputação e conferiu noções erradas relativamente às suas características estruturais e durabilidade principalmente devido à contenção de custos inerente às construções.

As marcas deste período permaneceram durante décadas, principalmente no nosso país, uma vez que em países desenvolvidos como os Estados Unidos, Norte da Europa e Japão, a madeira continuou a ter relevância nas construções para habitação. No entanto, num passado recente, a indústria associada à madeira emergiu como uma solução construtiva viável, suportada pelas crescentes preocupações ambientais, por novos processos tecnológicos e pelo desenvolvimento dos derivados da madeira, criados para eliminar defeitos e melhorar as propriedades da madeira.

Devido à facilidade da pré-fabricação, as casas de madeira permitem soluções não convencionais e mais atraentes para o consumidor, e com o sistema construtivo AGEPAN fica mais fácil construir para cima ganhando espaço adicional a edificação. A madeira é um material de construção ideal para todo o ano, permitindo designs atraentes, bem-estar, e harmonia com a natureza.

SISTEMA CONSTRUTIVO AGEPAN

        Fabricado desde 1996 por Glunz AG, é um multirregional produtor de painéis à base de madeira, fundada em 1932 na Alemanha. Com mais de 2,5 milhões de metros cúbicos de materiais de madeira por ano e cerca de 1.800 funcionários, Glunz AG é um dos principais fabricantes. Entre as marcas temos o sistema Innovus, Topan, AGEPAN, que desenvolvem materiais decorativos e estruturais para móveis e construção de indústrias, design de interiores, loja e comércio.

Desde 1998 a Glunz AG pertence à Sonae Indústria, um dos maiores produtores de painéis derivados de madeira em todo o mundo. As principais atividades do grupo são o desenvolvimento, produção e comercialização de produtos à base de madeira e fornecendo-lhes para os mercados interno e externo. Os produtos incluem painéis de partículas, placas duras, MDF, placas de fibras, madeiras ply, OSB, placas de isolamento, papel impregnado e outros.

EM QUE CONSISTE O AGEPAN

O AGEPAN basicamente é composto por painéis laminados de variadas formas e tamanhos, dependendo do tipo de projeto em que será aplicado, cada um com suas especificações técnicas e particularidades. Em suas variações, podemos citar:

  • AGEPAN DWD
  • AGEPAN THD (STD, T+G, Static, xL T+G)
  • AGEPAN TEP
  • AGEPAN TSR
  • AGEPAN UDP
  • AGEPAN OSB

O sistema construtivo estudado é um derivado da madeira desenvolvido pela Sonae, feito por painéis de pequenas ou grandes dimensões, dependendo do projeto. O AGEPAN consiste em folhas de fibra de madeira feitas a partir de árvores coníferas da Europa, adicionando pequenas quantidades de substâncias ligantes e parafina, com estes aditivos potencializam o aumento de resistência e da estabilidade estrutural quando o material fica exposto à umidade. A superfície obtida por pressão atua assim como uma segunda camada resistente à água, o derivado é permeável ao vapor, sendo ideal para a construção de seções transversais totalmente isoladas.

Este material é indicado não só para a execução dos paramentos verticais, mas também nas coberturas. A forma como é trabalhado num telhado é semelhante ao funcionamento de alguns têxteis assim, permite que o vapor e umidade façam o percurso do interior para o exterior, mas não permite que a umidade exterior penetre para o interior. Este fato é extremamente relevante no acautelamento das condensações interiores, as propriedades conferidas pelos ligantes tornam também as folhas estanques ao vento e ar frio, aumentando a eficácia do isolamento térmico instalado.

Quanto à resistência mecânica, é necessário referir que estas placas podem ser seguramente pisadas quando se encontram secas e colocadas sobre vigas com espaçamento até 1 metro. Não é aconselhável andar sobre as mesmas na presença de chuva, umidade ou quando o sistema de apoio é do tipo flutuante, pois, não está garantida a segurança.

O sistema é leve e os tamanhos foram pensados de forma a ser adequados a um bom ritmo de trabalho, para rápida execução dos mesmos, as ligações são realizadas segundo um sistema macho-fêmea, otimizado para este produto, nos quatro bordos laterais das placas, existindo também a opção de corte reto.

O AGEPAN, com exceção do AGEPAN OSB, é constituído de lâminas de fibra de madeira de média densidade MDF, já o AGEPAN OSB é constituído de lâminas de aglomerados de partículas longas e orientadas, também coladas com adesivos à base de poliuretano sem a adição de formaldeído.

[pic 1]

Figura 1 - Sistema macho-fêmea

Fonte: AGEPAN Products and building-system.

ESPÉCIES DE MADEIRA UTILIZADA

As madeiras mais utilizadas para a fabricação do AGEPAN provêm de árvores coníferas, que é um grupo de árvores e arbustos que produzem cones, os tipos mais usados são: os cedros, ciprestes, abetos, zimbros, lariços, pinheiros, sequoias e teixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (297.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com