TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo de Vida de Materiais da Construção Civil

Por:   •  30/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

CICLO DE VIDA DO AÇO

Nas unidades  das empresas associadas, os diferentes tipos de aço produzidos são transformados em uma ampla gama de produtos. Cada um desses produtos terá, então, diferentes utilizações em muitas outras indústrias e abastecerá a cadeia produtiva de setores.

Depois de utilizados, os produtos obsoletos descartados são reciclados, e o aço neles contido pode ser novamente aproveitado para realimentar essa extensa cadeia.

A sucata de ferro e aço proveniente de pós-consumo, também chamada de sucata de obsolescência, é um importante insumo para o processo siderúrgico. Junto à sucata gerada internamente nas usinas ou como resíduos em outras indústrias, essa sucata alimentará novamente o processo das usinas siderúrgicas, proporcionando nova produção de aço a partir da reciclagem de materiais já utilizados, evitando o consumo de matérias-primas como minério de ferro e carvão, importantes recursos naturais não renováveis.

CICLO DE VIDA DO ALUMÍNIO

A produção de alumínio é um processo que exige tempo e consome bastante energia. No entanto, uma vez produzido, o alumínio pode ser reciclado infinitamente, sem perder suas excelentes propriedades.  A produção de alumínio começa com a matéria-prima bauxita.

O óxido de alumínio, ou alumina, como é chamado, é extraído da bauxita em refinarias e, a seguir, é utilizado para a produção do alumínio primário.

É fundamental reduzir o impacto ambiental da produção do alumínio, por isso, desenvolve-se produtos que ajudam a reduzir a pegada ambiental, quando em uso.

Após o uso, reciclar é muito importante para o desenvolvimento sustentável, pois permite economia de recursos e redução de resíduos.

CICLO DE VIDA DA CERÂMICA

Faz-se uma extração com recuperação ambiental e plantio de árvores. Existem máquinas e equipamentos para a mineração e tranporte da argila. Após a extração, a argila é armazenada e passa por um período de algumas semanas de descanso. Depois é feito uma mistura com outros tipos de barro até chegarmos no ideal.

Com a argila "descansada" e a mistura feita, é hora de começar o processo de produção do produto final. A matéria-prima é colocada em um silo alimentador que transporta a argila para um destorroador. Por fim, a lajota com o seu formato final é cortada no tamanho correto e é levada para as estantes ou pulmões de vagoneta.

As estantes com o material no seu formato final vão para as estufas onde é retirado parte da umidade e depois são queimadas no forno com temperaturas superiores a 800ºC. Depois de queimados, os produtos são estocados em um pátio coberto e estão prontos para serem vendidos.

CICLO DE VIDA DA AREIA

Primeiramente ocorre a extração da areia. Esssa, pode ser feita em um leito de rio, numa cava seca ou submersa. A partir daí, a areia passa por alguns processos importantes para seu tratamento. Primeiro a areia é lavada, processo que ajuda a tirar suas impurezas e é completado pela peneiragem. Depois ocorre a classificação da mesma para a posterior secagem.

O armazenamento é feito em montes, sacos ou silos após a secagem. Depois de seca e devidamente armazenada, começa a distribuição da areia para seus respectivos usos. Após utilizada, a areia pode ainda passar por processo de reciclagem e reutilização, como também pode ser destinada a ir para aterros sanitários.

CICLO DE VIDA DA BRITA

 O desmonte da rocha bruta a partir da execução do plano de fogo para desmonte primário consiste na perfuração e na detonação por explosivos. Carrega-se os fragmentos rochosos provenientes da mina até o local que abriga as instalações de britagem, conhecidos como praças de alimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com