TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo De Vida Dos Materiais

Monografias: Ciclo De Vida Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DO MEIO AMBIENTE

CICLO DE VIDA DOS MATERIAIS

1. Aplicação

Materiais para a construção civil, e afins.

2. Descrição

Chapas feitas com o processamento de tubos de creme dental reciclados.

3. Diferencial ambiental

Os produtos fabricados são mais leves, possuem bom isolamento térmico e acústico, não propagam chamas e são fáceis de fixar. Além disso, não geram poluentes e são feitos integralmente de materiais reciclados que são de difícil degradação pelo ambiente, como plásticos e alumínio. Em 2003, a empresa responsável recolheu toneladas de tubos de aterros sanitários inicialmente para transformá-los em telhas. A ideia evoluiu, e agora já são fabricados produtos como cumeeiras, telhas e placas. O material também pode ser aplicado em barcos de pesca, lixeiras, vasos, armários e caixas de coleta seletiva. Toda a produção é feita manualmente, gerando emprego e renda.

4. Ciclo de vida

4.1 Extração

O material é extraído dos lixões, ou da reciclagem do lixo domestico, gerando emprego e renda para as pessoas que trabalham com reciclagem, como também, contribuindo com a natureza, retirando esse material de difícil degradação do meio ambiente.

4.2 Transporte

O transporte é feito através de condução apropriada, com responsabilidade da empresa que fabricará os produtos com o material reciclado.

4.3 Produção

A produção é feita em uma fábrica registrada. Inicia-se com a separação do material com eventuais materiais misturados. Depois é feita a lavagem e desinfecção do material, que segue para ser triturado. Com a matéria prima pronta para ser empregada e ganhar forma, é misturado uma espécie de cola cimentícia, para fazer a liga e dar forma ao material.

4.4 Transporte

O transporte novamente é feito com uma condução adequada. É feito um isolamento do produto final, para evitar eventuais quebras com quedas.

4.5 Instalação

O produto é instalado conforme as normas de utilização do material.

4.6 Utilização

Depois de instalado, o material passa a ser usado para seus devidos fins.

4.7 Descarte

O descarte ocorre após o produto apresentar problemas, como quebras, e rachaduras. Ele é retirado do local, sendo substituído por outro.

4.8 Reciclagem

O produto, após sofrer o descarte, pode ser reaproveitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com