TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Como é Produzido?

Por:   •  24/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

Como é produzido?

A produção do gesso (material branco e fino) se dá pela mineração e calcinação da gipsita, mineral natural produzido pela evaporação de mares. Essa gipsita passa por diversos processos até chegar a nosso produto final que é o gesso.

Realidade no estado de Pernambuco

Atualmente Pernambuco é o maior produtor de gesso do Brasil, responsável por mais de 90% da produção nacional, na qual 80% é destinado para a região sudeste e 20% para outras regiões. Para se ter uma noção chega a empregar mais de 9 mil pessoas diretamente e mais de 51 mil indiretos. Numa tentativa de ajudar a reduzir a informalidade o Estado de Pernambuco simplificou a cobrança de ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços) da cadeia produtiva de gipsita, gesso e derivados no Estado.

Nas empresas é possível observar grandes irregularidades tanto do espaço, quanto da situação de empregados. É comum acontecer acidentes entre os gesseiros relacionado ao uso inadequado de máquinas, inexistência de EPI’s ou jornada de trabalho não regulamentada. A maioria dos trabalhadores não têm vínculo empregatício, as vezes trabalham como autônomos ou com vínculo de trabalho precários, não se é estranho também jovens menores de idade que ainda não terminaram a escola se submeterem a carregar sacos de 50kg na cabeça durante o dia por uma pequena quantia de dinheiro.

Além das medidas adotas pelo governo como reduzir a fiscalização, é importante que se exija que o comprador final adquira um produto de origem legal, evitando que o seu nome seja ligado a um produto que tem origem baseada na violação de direitos humanos.

Algumas desvantagens e soluções para o setor

Atualmente o eucalipto reflorestado é usado como matriz energética pela própria indústria, o que já representa uma melhoria no processo em relação a lenha. Para tal substituição é viável se pensar no biogás, principalmente para tornar útil os aterros sanitários que vão transformar o lixo orgânico em energia limpa. Porém, para o futuro podem existir outras alternativas como o da produção de hidrogênio gasoso, ainda em fase de estudos pela necessidade de um catalisador altamente estável, chega a ser considerado por muitos países o combustível do futuro, por ter um alto poder calorífico e baixo impacto ambiental.

Quando se trata de agregar valor a um produto, é importante deixar ele com algumas características específicas, que no caso do gesso se trata dos pré moldados, como placas, blocos e painéis. Outra tentativa poderia ser produção do gesso alfa, de maior resistência que é bastante utilizado na fabricação de próteses dentária.

Um grande problema para o polo se trata do transporte de produtos, há anos se fala da Transnordestina a famosa ferrovia que se encontra abandonada. Com a ferrovia funcionando a todo vapor, o frete seria reduzido, e com isso, ampliaria a empregabilidade e a competitividade das empresas pernambucanas no mercado. A logística de transporte beneficiaria todo o estado e região, com efeito positivo até para o Meio Ambiente.

Público alvo

Temos como público alvo a construção civil, agricultura e na área da saúde na produção de próteses dentárias ou para imobilizar membros.

Possíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com