TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de cidadania foi sofrendo alterações ao longo do tempo

Por:   •  29/9/2017  •  Monografia  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

1

1 INTRODUÇÃO                                                                                            

O conceito de cidadania foi sofrendo alterações ao longo do tempo, em consequência da transformação política, da mudança social e do contexto histórico vivenciado.

A cidadania que era conhecida antigamente já não é a mesma, o que antes era lutar pelo direito de votar e ser votado, nos dias hoje à cidadania é lutar por uma educação de qualidade, saúde, informação, ter igualdade e ter um poder de participação na condução de políticas públicas.

Atualmente o conceito de cidadania é, um direito fundamental que se realiza por meio da transparência de informações de interesse público ou coletivo, da adesão consensual e solidária dos cidadãos em prol de um bem maior e da interação dos cidadãos na construção e aperfeiçoamento das instituições democráticas.

A Constituição Federal Brasileira, assegura ao cidadão os direitos e garantias fundamentais. Embora garantidos, na prática não são exercidos, pois o sistema democrático representativo, tem se demonstrado incapaz de traduzir as aspirações do povo.

Através dessa problemática são criadas as Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm como objetivo de auxiliar o Estado, exercendo a cidadania e a democracia.

De modo geral, as ONGs podem ser definidas como um grupo de pessoas que se organizam, formal e autonomamente, para executar ações no campo das políticas públicas, ou seja, para buscarem resposta a problemas da sociedade nas mais diversas áreas: educacional, política, econômica, cultural, de saúde etc., e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania, sem objetivo de fins lucrativos (CICONELLO, 2003).

As ONGs têm como objetivo na área da educação, proporcionar à população necessitada um ensino de qualidade com bons professores e boa didática, através de apoio de empresas privadas e também de doações da população. Proporciona também projetos sociais como: Esportes e músicas.

Visando diminuir tal desigualdade social no campo da educação, um grupo de estudantes do Centro Universitário PUC Minas, criaram um grupo de estudo voltado ao ensinamento para jovens adultos, com o intuito de fornecer um ensino aprofundado para se ingressar em alguma faculdade, seja ela privada ou pública pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Com relação as informações prestadas acima, este projeto vai se ocupar da importância das ONGs que têm como princípio, auxiliar as pessoas que têm interesse em ingressar no ensino superior através do ENEM, sendo que através do mesmo surge uma desigualdade entre o ensino nas escolas públicas e privadas ,  com isso surge o seguinte questionamento: Como um aluno formado no ensino médio em escola particular têm o mesmo direito no ENEM para ingressar na Faculdade Federal, que um aluno que estuda em escola pública? Portanto, os objetivos que nortearam a elaboração deste projeto foram:

Geral: Buscar compreender como as pessoas civis promovem a cidadania, com a iniciativa privada no intuito de promover o bem a sociedade, que está em determinada classe social e são desfavorecidas em virtude das lutas de classes. E visualizar como os direitos fundamentas de 2ª geração da Constituição Federal de 1988, são transmitidas para a sociedade no contexto do Estado Democrático de Direito.

Especifico: Apresentar a importância da consciência humana voltada para um âmbito educacional apresentando a importância das Organizações Não Governamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com