TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conforto Ambiental e Sustentabilidade

Por:   •  16/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

SEMINÁRIO DE CONFORTO AMBIENTAL

Questão 1:

D - A VENTILAÇÃO REDUZIRÁ A TEMPERATURA DO AMBIENTE.

Questão 2:

B - A temperatura do ar está dentro do intervalo que proporciona conforto térmico, porém, como o jovem está próximo da área envidraçada da edificação, sente o efeito da radiação que incide no vidro (que resulta em alta temperatura radiante média), o que lhe causa sensação de desconforto.

Questão 3*

B- Neste caso, ventilar o mínimo possível o ambiente para se manter por maior tempo o calor interno.

Questão 4*

B - solução certamente irá causar desconforto visual.

Questão 5*

D - É necessário luminância, ausência de ofuscamento, uniformidade, distribuição e contraste para que haja conforto lumínico de modo geral em um recinto.

Questão 6

 A - A iluminância no plano de trabalho deve ser adequada para que uma pessoa possa ler um livro confortavelmente.

Questão 7

D - Provavelmente o adestrador está usando um apito que só o cachorrinho é capaz de ouvir por isso o garoto fica admirado por não ouvir o apito.

Questão 8*

D - Por causa do silêncio absoluto é possível que a pessoa ouça ruídos emitidos pelo seu próprio corpo, o que pode causar desconforto.

Questão 9*

B - São necessárias essas três medidas projetuais para que os recintos tenham um desempenho térmico mais adequado no verão.

Questão 10

C - Materiais como lã de rocha ou lã de vidro, janelas estanques ao ar e com vidros duplos e uso de sistemas ativos de climatização como soluções de projeto.

Questão 11*

A - NÃO é uma solução adequada para o clima

Questão 12

E - São mecanismos de trocas térmicas secas: convecção, radiação e condução. 

Questão 13

C - ventilação cruzada envolve janelas e aberturas em fachadas opostas do edifício.

Questão 14*

C - Em caso da presença de ruído excessivo no exterior de edifícios é recomendável o uso de equipamentos mecânicos para promover a renovação do ar interior.
São corretas as afirmações.

Questão 15*

D - A melhor orientação é leste ou oeste para as janelas da sala de aula e norte para o parquinho.

Questão 16

C - Os caixilhos devem prever uma isolação acústica média de 20dB.

Questão 17

A - É correto o que se afirma na opção I e III para conceitos acústicos em projetos de auditórios.

Questão 18

A - Quanto aos materiais absorvedores sonoros, pode-se dizer que, normalmente apresentam, como característica principal, elevada porosidade.

Questão 19 -

C numa fachada com janelas, as frestas entre os elementos seria o caminho preferencial para a passagem do som.

Questão 20 **

D - Trocar o piso do apartamento no andar superior, colocando-se um piso flutuante, proporcionará melhoria mais significativa em termos de redução do ruído no apartamento do morador incomodado.

SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

QUESTÃO  1

B-Somente as alternativas I, II, III e V são corretas. A afirmação IV está incorreta pois o incentivo à utilização de recursos com maior conteúdo energético gera maior quantidade de resíduos e CO² para o meio ambiente e é ruim para o nosso clima e qualidade de vida. E por fim a alternativa VI está incorreta também, pois quanto maior a vida útil, ou seja, a durabilidade dos materiais, menores são a necessidade de reposição e de resíduos e menores os problemas ambientais, sociais e econômicos com a destinação do nosso lixo.

QUESTÃO 2  

A-Essa alternativa está correta, pois somente as três primeiras assertivas são verdadeiras e somente a última é falsa porque no projeto arquitetônico é feito um pré-dimensionamento da estrutura e não o dimensionamento em si, que é feito posteriormente.

QUESTÃO 3

D – as alternativas II E III ESTÃO CORRETAS.

QUESTÃO 4

A-De acordo com os estudos realizados durante a vida acadêmica pode-se afirmar que alvenaria tem todas essas finalidades e por isso é de suma importância para construção e a arquitetura em si. Também se utilizada de maneira correta nos projetos a alvenaria pode trazer diversos benefício no conforto térmico, acústico e visual.

QUESTÃO 5

 A - De acordo com os estudos em alvenaria racionalizada todas as afirmativas estão corretas com exceção das 4 e 10. A alternativa 4 está incorreta pois a alvenaria racionalizada tem necessidade de mão de obra especializada que faz com que a produtividade diminua um pouco no início e o funcionário deve ser treinado para executar o serviço de acordo com as especificações no Projeto de Alvenaria. Por fim, a alternativa 10 também está incorreta, pois uma das grandes vantagens desse tipo de alvenaria é possibilitar embutir instalações elétrica, hidráulica, e assim não é necessário quebrar a parede gerando retrabalho, e por isso diminui muito o volume de entulho sendo mais sustentável.

QUESTÃO 6 **

E – As alternativas II, III, IV e V estão corretas.

QUESTÃO 7

C - Essa alternativa está incorreta, pois umas das desvantagens da estrutura em concreto armado é a transmissão de calor e som.

QUESTÃO 8

C - Apenas as alternativas I e II estão incorretas. A afirmação I está incorreta pois o custo final do sistema construtivo em aço é maior do que a do concreto armado porque se o projeto não levar em conta todos os itens da construção, o preço pode ser de 5 a 20% maior se comparado ao processo tradicional. Por fim a alternativa II está incorreta pois o aço precisa sempre de tratamento contra chamas e corrosão e não tem durabilidade superior à do concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com