TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMBASAMENTO TEÓRICO

Por:   •  5/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2
  • INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo modelar o referencial teórico que embasou as pesquisas dos artigos. Por ser um assunto amplo e de domínio de varias áreas de conhecimento, se tornou importante definir o conceito abordado de ambiente construído para melhor compreensão da abordagem investigada assumida. Serão analisados, portanto, os conceitos aceitos dentro da arquitetura e como os profissionais da ergonomia os interpretam.

Assim, após conceituar o ambiente construído, abordaremos a ergonomia do ambiente construído, para depois finalizar com a percepção ambiental e a orientabilidade inseridas nesta abordagem. Com o estudo dos artigos, foi encaminhada uma pesquisa de subsídios teóricos, tanto na parte de investigação, como na analise dos resultados.

  • EMBASAMENTO TEÓRIOCO

No artigo QUITINETES E ERGONOMIA, aborda a necessidade de moradia e comércios ao redor de uma universidade, investigando as melhores maneiras de distribuir esses espaços e como o espaço reflete no psicológico do seu habitante. Uma maneira simples, sugerida no artigo foi verticalizar os ambientes, para melhor usar os espaços, como em quitinetes, mais a maior preocupação foi como iria definir a ergonomia do local, sendo que a maiorias dos moveis tem um padrão. Como sugestão final, seria que os projetos arquitetônicos fossem elaborados de acordo com a atividade a ser desenvolvida em determinado ambiente e o mobiliário disponível para isso.

De acordo com o artigo de HABITAÇÕES POPULARES, a redução das moradias sócias podem causar doenças psicológicas, pois há um congestionamento, o que indica que não existe espaço satisfatório para a realização de uma atividade. O dimensionamento de uma habitação acaba se tornando algo de fundamental importância, pois os ambientes tem como condicionantes as atividades que o usuário vai poder desenvolver durante o tempo. Cada lugar tem sua função e atividade que particularidades especifica que devem ser analisadas antes que acarretem problemas futuros.

Já no artigo TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE, começa relatando sobre o  grande problema que esta causando a modificação do uso das habitações de interesse social. Com uma pesquisa e requisitos elaborados se definem quem pode habitar essas moradias, mais o problema que se aborda é que com o uso de novas tecnologias, o projeto dessas moradias passa ser inascível para a distribuição de uma ergonomia bem organizada, ate por que com questões de verbas publicas tem se diminuído essas habitações.

Como todo, os artigos veem mostra a importância de um bom dimensionamento no espaço em que se viver, cada um deles dando ênfase as moradias que sejam por questões financeiras ou até mesmo sociais, buscam de maneira econômica, projetar e construir moradias com um subdimensionamento que acaba interferindo na ergonomia do local, causando assim danos psicológicos aos usuários.

Diferenciando, os artigos tem sua pesquisa individual, cada um em uma cidade diferente que evidencia uma situação causada no cotiando, abordando diferentes aspectos sócio econômicos de cada ambiente, envolvendo desde do financeiro de um construtor de quitinetes até a distribuição de verbas para construção de casas populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com