TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Entomologia Heteroptera e Homóptera

Por:   •  11/2/2021  •  Monografia  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Psicologia e Educação II

Docente: Prof.ª Lorena Cavalcante

Discente: Tullyo Henrique L. Machado

Módulo XV - Encontros 4 - Psicanálise e educação

Análise: O papel da educação e do professor - Teoria psicanalítica freudiana.

Sintetizando psicanálise + educação, em Freud vemos que “a dinâmica afetiva é o que nos permite sobreviver à fragilidade em que viemos ao mundo”(FREUD..., 2019). Sendo assim, sob o olhar educacional, é de grande importância que os professor formem laços com seus alunos afim de transmitir confiança, segurança e deixar à vontade para que o ensino se torne algo mais prazeroso e dinâmico.

Os estudos psicanalíticos ajudam o educador na tarefa de educar, missão quase impossível de ser realizada com sucesso pleno. O professor precisa ajudar o aluno a buscar o seu equilíbrio na construção do eu (ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz e contínua!

A Psicanálise para no educacional é reconhecee e trabalha com todos os processos que envolvem o processo de aprendizagem. Com isto, o professor por utilizar de seu conhecimento nas áreas de psicanálise e psicologia para compreender melhor os motivos de: por que queremos aprender, como aprender, e por que aprender, e como formar um vínculo com o aluno com o intúito dessas questões serem resolvidas. Assim, a educação entende como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.

Juntas a psicanálise, psicologia e educação contribuem uma com a outra ao elucidar que o espaço educativo precisa também desenvolver trabalhos que abarquem o cuidado com os aspectos emocionais, já que é claro que esses fatores interferem significativamente no desempenho escolar do sujeito.

Referências:

FREUD e a Educação - Parte 1. Youtube: Draw My Class, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uB1VxO4KtbM. Acesso em: 18 jan. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com