TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática entomologia

Por:   •  18/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  7.188 Palavras (29 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 29

AULA 7 – APARELHOS E SISTEMAS

O sistema circulatório dos insetos é totalmente aberto, ou seja, o sangue (hemolinfa) corre livremente no interior do corpo e apêndices. O sistema circulatório não desempenha a função de transporte de O2 e CO2 como em animais superiores. Mas atua no transporte de materiais nutritivos, hormônios, produtos de excreção entre outros atributos.

VASO DORSAL - É o principal órgão responsável pelo transporte de sangue dos insetos. Ele coleta o sangue da cavidade abdominal e descarregar na cabeça. Divide-se em duas partes: CORAÇÃO: que está no abdome. AORTA: se inicia no tórax e termina atrás do cérebro. O coração é caracterizado pela presença de câmaras cardíacas, dotadas de aberturas vertical ou oblíquas, por onde o sangue penetra. Os ostíolos são dotados de válvulas que impedem o retorno do sangue para o corpo do inseto. A aorta constitui-se um prolongamento anterior do vaso dorsal estendendo-se desde o final do coração a cabeça. Divide-se em: Artérias Cefálicas e Válvula Aórtica. Logo abaixo do coração existem o DIAFRAGMA DORSAL e o DIAFRAGMA VENTRAL.

CIRCULAÇÃO: Realizado através de movimento de diástole e sístole. DIÁST: quando o coração aspira o sangue, SÍST: quando o mesmo se contrai e conduz o sangue para a frente. Na asas o sangue circula penetrando pela margem costal e retornando pela margem posterior. Nas pernas em muitos insetos nota-se a presença de uma membrana dividindo a perna em dois compartimentos, sendo que o sangue desce por um deles e sobe pelo outro.

PULSAÇÕES CARDÍACAS: É resultado da contração do vaso dorsal, que inicia-se na extremidade posterior e se propaga para frente como uma onda peristáltica. O período de diástase pode desaparecer quando o número de pulsações por minuto aumenta. Nesses movimentos atuam os músculos alares e a própria elasticidade do vaso dorsal.

HEMOLINFA: No geral é um líquido claro mais por vezes pode apresentar-se como uns pigmentos verdes ou amarelos. É dependente do hábito alimentar do inseto. Entre as suas funções: Troca de produtos químicos com diversos órgãos; Conduzir hormônios; Alimentos elaborados; Produtos de excreção; Regulação da pressão interna do corpo; Ventilação do sistema traqueal; Auxilia na ecdises e expansão das asas; Atua como reserva de água.

SISTEMA NERVOSO: É bem desenvolvido através dele os insetos detectam alterações no meio ambiente muito antes que outros animais. Composto de células especializadas para a função sensitiva, condução e coordenação. As células são os neurônios, composto por: Pericário – núcleo central; Dendrons ou Dentritos – fibras aferentes; Axônio – fibra eferente. A condução deste impulso se inicia-se nos  dentritos, passa pelo pericário e depois para o axônio, que deverá estar ligado a outro dentrito ou órgão. CLASSIFICAÇÃO DOS NEURÔNIOS: Sensoriais ou aferentes – quando conduzem os impulsos através dos órgãos dos sentidos; Motores ou eferentes – que conduzem os impulsos para músculos e glândulas. Associados – que ligam os sensoriais e motores dentro do sistema nervoso. Dependendo de sua constituição podem ser:  Bipolar – quando apresentam um único dentrito; Multipolar – quando há mais de um dentrito; Unipolar – quando o dentrito parte do mesmo ponto que o axônio.

NERVOS- são formados por conjunto de aglomerados de neurônios, envolto por uma bainha de tecido conjuntivo, formando os gânglios. Estes gânglios apresentam duas camadas de células. (EXTERNA e INTERNA). A camada externa  é a lamela neural ou neurilema, está camada é semipermeável e concorre para promover a troca de íons (Na+, K+ e Cl-). Abaixo tem o perineurio camada que armazena o glicogênio e apresenta atividade metabólica. Na parte central encontra-se o Córtex. A região medular denominada neurospôngio ou neurópila é onde encontram-se os dentritos de neurônios motores.

SNC- É composto pelo cérebro ou gânglio supraesofagiano. SISTEMA NERVOSO ESTOMOGÁSTRICO: Também chamado visceral – sua atuação é sobre o aparelho digestivo, respiratório e circulatório. SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO: Constituído por nervos que partem do SNC e se dirigem para os órgãos do sentido, músculo e outras estruturas. O nervo ótico e o ocelar são simplesmente sensorial. As antenas são mistos possuem fibras motoras e fibras sensoriais.

TRANSMISSÃO DE IMPULSOS: Transmissão elétrica  ou axônica – leva o impulso ao longo do axônio até uma célula, neurônio ou órgão qualquer. Natureza química ou sináptica – passa o impulso de um neurônio para outro. Em relação a ação química do SNC dos insetos é a ACETILCOLINA que é o sinalizador, sendo de até 15 X mais rápida do que na produção de mamíferos.

As pesquisas para elucidarem as rotas químicas em todos os tipos de SN estão em fase de elucidação, pois são de extrema importância para o CONTROLE QUÍMICO DE INSETOS, principalmente porque estas substâncias não se encontram em animais superiores.

SISTEMA MUSCULAR: São órgãos que transferem a energia fornecida pelos alimentos em movimento. Encontram-se associados com o SN através das TERMINAÇÕES DE DOYÉRE. São classificados em: lisos, estriados e cardíacos. Nos insetos todos os músculos são ESTRIADOS. Divididos em dois grupos: Músculos do esqueleto – são aqueles que formam áreas distendidas entre as articulações da parede do corpo e atuam movimentando um segmento sobre o outro; Músculos viscerais – aqueles que atuam sobre os órgãos internos. Os músculos viscerais apresentam-se constituídos de um número elevado de fibras paralelas, denominadas SARCÓSTILO ou MIOFIBRILAS. Inseridas num plasma nucleado o SARCOPLASMA, geralmente rico em glicogênio e revestido por uma membrana chamada SARCOLEMA.

Considerando insetos adultos os músculos podem ser classificados em: MÚSCULOS MICROFIBRILARES – são formados por fibrilas cilíndricas de 1-5  de Ø, bem agrupadas. São os mais típicos do esqueleto. MÚSCULOS TUBULARES – neste caso os núcleos encontram-se dispostos longitudinalmente na parte central do músculo e as fibrilas são arrumadas em feixes que se irradiam do centro. Ex.: Diptera, Odonata, Mantodea, Blattodea etc. MÚSCULOS FIBRILARES – consistem de fibrilas relativamente grandes de 2,5-3,0  de Ø, e apresentam coloração amarela ou marrom, enquanto os anteriores são claros. Ex.: Apis, Vespa, Dípteros e Coleópteros.

“Quanto menor o corpo, maior é o poder do músculo, relativamente ao tamanho do mesmo.” Comparações entre as forças dos músculos são realizadas através do PODER ABSOLUTO– é o máximo de peso que ele pode carregar por unidade de área de seção transversal.

No geral os músculos dos insetos sofrem: CONTRAÇÃO, passam por uma FASE DE REPOUSO, e em seguida passam por um RELAXAMENTO. A velocidade é dependente do tipo de estímulo a que o inseto sofre. A mesma também sofre influência do ambiente, principalmente em relação a temperatura. Se no entanto o inseto parte do repouso ou está suportando um grande peso, nota-se a descarga constante de impulsos passando pelas fibras dos músculos que proporcionam aquela atitude. Esse estado de contração prolongado é chamado de TÔNUS MUSCULAR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)   pdf (230.9 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com