TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espaço Publico

Por:   •  18/11/2019  •  Artigo  •  3.697 Palavras (15 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

O presente trabalho surge do objetivo geral de analisar o panorama atual da Praça Wilson Joffre, localizada na cidade de Cascavel – PR, e se a mesma promove segurança urbana, estabelecendo, portanto, como problema, a seguinte questão: “A Praça Wilson Joffre de Cascavel – PR promove segurança urbana?”, onde se parte da hipótese que a Praça Wilson Joffre passou por um processo de abandono e marginalização devido à falta de uso, entretanto, atualmente a praça abriga a Feira do Pequeno Produtor, impulsionando a atividade comercial e também promovendo uma maior movimentação para a área, gerando maior segurança. Assim, discorrendo sobre a temática de espaços públicos no planejamento municipal, o trabalho em questão se divide e se ramifica nos capítulos de introdução, referencial teórico, metodologia, análises e discussão dos resultados e considerações finais. Isto posto, o artigo em questão busca responder a resposta para o problema elencado e alcançar seu objetivo por intermédio de pesquisas bibliográficas e por meio da elaboração de um estudo de caso em relação à praça elencada como objeto de análise, comprovando ao final a hipótese estabelecida e afirmando assim sua viabilidade de elaboração e pertinência, podendo o mesmo ainda influenciar na elaboração de demais trabalhos com o mesmo assunto, uma vez que possibilitou uma pesquisa abrangente e com amplo embasamento e fundamentação teórica.

PALAVRAS-CHAVE: Cascavel. Espaço Público. Espaço Urbano. Planejamento Municipal. Segurança Urbana.

1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa abordou o assunto planejamento municipal, os espaços públicos e a segurança urbana proporcionada nestes, onde se elenca como estudo de caso a Praça Wilson Joffre de Cascavel – PR.

Justificou-se o presente trabalho o trabalho devido à falta de atratividade e confortabilidade dos espaços públicos atualmente, sendo estes elementos que têm afastado os usuários dos mesmos, causando um aspecto de abandono para tais ambientes, que, por sua vez, acabam impulsionando ainda a falta de permanência de indivíduos por muito tempo nesses locais em função da insegurança.

Além disto, a pesquisa também se justifica pela análise da Praça Wilson Joffre em Cascavel, buscando entender o seu panorama antigo e condição atual, analisando se esta promoveu maior segurança urbana para seus respectivos usuários.

O problema da pesquisa foi: “Após a inserção da feira na Praça Wilson Joffre de Cascavel – PR houve mudanças na segurança urbana?” Para tal problema, foi formulada a seguinte hipótese: a Praça Wilson Joffre passou por um processo de abandono e marginalização devido à falta de uso, entretanto, atualmente a praça abriga a Feira do Produtor, onde são comercializados produtos de pequenos produtores regionais, impulsionando a atividade comercial e também promovendo uma maior movimentação para a área, gerando maior segurança.

Assim, intencionando a resposta ao problema da pesquisa, foi elaborado o seguinte objetivo geral: Analisar o panorama atual da Praça Wilson Joffre e se a mesma promove segurança urbana. Para o atingimento desse objetivo geral, foram formulados os seguintes objetivos específicos: a) Conceituar espaços públicos; b) Entender o que é segurança urbana; c) Levantar informações sobre a cidade de Cascavel; d) Expor histórico da Praça Wilson Joffre; e) Determinar pesquisas metodológicas; f) Analisar mudanças ocorridas na Praça Wilson Joffre para promover segurança urbana; g) Comprovar ou reprovar a hipótese determinada.

O marco teórico da pesquisa se baseia na seguinte citação, que discorre quanto à relação dos espaços públicos na cidade e quanto à qualidade de vida urbana:

“A cidade é um espaço construído constituído por espaços públicos, abertos a todos e espaços privados, de acessibilidade limitada. Na maioria das cidades os espaços privados ocupam uma parte significativa do seu território, contudo, aquilo que melhor as caracteriza são os seus espaços públicos. A cidade vibra pelo que se passa no exterior, o trânsito, o barulho, as ruas por onde circula uma população mais ou menos apressada, as praças, os jardins ou outros espaços que fazem parte da esfera pública, ocupados por diferentes utentes a horas diversificadas e que são essenciais à comunicação e socialização. (...) O ordenamento dos espaços públicos, sobretudo os de lazer, é atualmente um dos aspectos vitais para a revitalização e a qualidade de vida no meio urbano”. (MATOS, 2010, p. 18)

Na resolução do problema da pesquisa e visando o atendimento do objetivo geral e dos objetivos específicos, utiliza-se como encaminhamento metodológico a pesquisa bibliográfica a qual se dá pela pesquisa que fornece o embasamento teórico de um estudo, sendo esta realizada por intermédio de materiais como livros, artigos, publicações avulsas, revistas, entre outros. Assim, a pesquisa bibliográfica fornece materiais referenciados em diferentes autores (LAKATOS; MARCONI, 2003). E a dialética, onde, de acordo com Diniz e Silva (2008), busca-se compreender a relação do ser humano com seu espaço de inserção e organização da vida social, entendendo suas relações com o mundo, ampliando assim o conhecimento quanto a um objeto de estudo definido e possibilitando assim tal método a compreensão e explicação de problemas e deficiências existentes, onde ainda se explicam demais fenômenos sociais.

2. REFERENCIAL TEÓRICO OU REVISÃO DE LITERATURA

O presente capítulo de referencial teórico ou revisão de literatura visa apresentar tópicos de suma importância para a temática estabelecida, sendo estes o conceito de espaços públicos, o conceito de segurança urbana, a contextualização da cidade de Cascavel – PR e também o histórico da Praça Wilson Joffre em Cascavel – PR.

2.1. ESPAÇOS PÚBLICOS

Espaços públicos se dão por espacialidades urbanas que possuem o conceito de apropriação populacional, convidando os indivíduos de uma cidade a usufruírem as mesmas, bem como exercerem atividades em tais localidades, variando estas de acordo com cada espaço e com o que o mesmo proporciona, podendo ser estas atividades esportivas, atividades de lazer e convívio, ambientes para descanso, atividades para crianças, entre outros (SORIANO, 2006).

Dessa maneira, o espaço público se mostra indispensável à vida urbana, visto que se apresenta por uma extensão da vida residencial, configurando aspectos de sociabilidade, organização da vida coletiva em sociedade e também se exibindo como um signo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com