TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espaço Urbano

Por:   •  2/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

  • Agentes sociais:

  1. Proprietários dos meios de produção: (Grande proprietários industriais e das grandes empresas comerciais.) Estes possuem grande importância no processo de intervenção, modelamento e desenvolvimento do espaço urbano, logo sendo um dos principais consumidores do espaço. (p.15)
  1. Proprietários fundiários: Proprietários de terras interessados grandemente na valorização do espaço onde suas propriedades se localizam para assim obterem maiores níveis possíveis de renda com as mesmas. (p.16)
  1.  Promotores imobiliários: São agentes que atuam na incorporação, financiamento, na análise dos estudos técnicos, nas possibilidades de financiamento e comercialização do imóvel. (p.20)
  1. O Estado (Capitalista): Atua na organização espacial da cidade, na elaboração de leis e normas vinculadas ao uso do solo e na criação das condições que viabilizam o processo de acumulação e reprodução das classes sociais (Tende a privilegiar os interesses das classes dominantes). (p.24)
  1. Grupos sociais excluídos: Estes são a parcela da sociedade que estão subjugados aos agentes anteriormente citados e uma das suas principais problemáticas na questão urbana é no que diz respeito as formas de habitação ou a não condição para a mesma. (p.31)
  • Processos e formas espaciais:
  1. Centralização e a Área Central: “Nela concentram-se as principais atividades comerciais, de serviços, da gestão pública e privada, e os terminais de transportes inter-regionais e intra-urbanos. Ela se destaca na paisagem da cidade pela sua verticalização. (...) é assim, em grande parte, um produto da ação dos proprietários dos meios de produção, ainda que o Estado fosse chamado a intervir.” (CORREA, p.38 e p.40).
  1. Descentralização e os núcleos secundários: A descentralização está relacionada ao crescimento espacial e demográfico da cidade, isso leva o espaço urbano se tornar mais complexo, originando vários núcleos secundários, que são entendidos como subcentros regionais. (p.45)
  1. Coesão e as áreas especializadas: Quando uma linha de atividades econômicas organiza-se juntas em uma determinada área, gerando assim o monopólio espacial. Esse processo leva a criação de áreas especializadas. (p.56)
  1. Segregação e as áreas sociais: A segregação residencial age como um elemento condicionante sobre a sociedade, atuando para a manutenção, controle e reprodução dos privilégios da classe dominante. (p.66)
  1. Dinâmica espacial da segregação: Diz respeito a mutabilidade da área habitada, pois ao longo do tempo vão sendo produzidos novos valores de uso sobre a mesma. (p.70)
  1. Inercia e as áreas cristalizadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com