TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo do Espaço

Por:   •  18/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE SANTA MARIA

ESTUDO DE OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO

CAJAZEIRAS – PB, SETEMBRO 2019

JOSÉ ERIKLYS ALVES DA COSTA

MISRAEL JOSÉ DE OLIVEIRA

ESTUDO DE OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO

Trabalho elaborado para disciplina de Ergonomia e Acessibilidade,

sob orientação da professora Isabel Sobral,

6º Período Arquitetura e Urbanismo.

CAJAZEIRAS – PB, SETEMBRO 2019

SUMÁRIO

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

Anexos

Referências Bibliográficas

Numerar as páginas

Justificar os textos

INTRODUÇÃO

O referido trabalho foi desenvolvido analisando um espaço de convívio no campo da Faculdade Santa Maria, a proposta era analisar o uso desse espaço, de tal forma que pudéssemos observar o comportamento dos usuários há sua volta, levando em conta, o uso, a ocupação e os interesses que o lugar traria.

O local escolhido (banco/assento) foi um espaço onde os usuários demostraram gostar de se reunir a noite, por ser um lugar calmo e bem arejado. Onde podem conversar e descansar.

DESENVOLVIMENTO

Durante a visita ao local, foram feitos registros fotográficos e também a medida do banco, assim como uma entrevista com alguns usuários que se encontravam no local.

Ao analisar o espaço e fazer as medidas, observamos que algumas alturas e espaçamentos não são acessíveis para todos os tipos de usuários, e que os mesmos durante a entrevista relataram que sentem um desconforto a depender do tempo que ficam no local. Mas, mesmo assim utilizam devido ao momento social e de reunião entre amigos que lhes propõem e por faltar outros espaços como este em locais diferentes.

Outro ponto observado foram os períodos de utilização do espaço, este se encontra mais movimentado a noite, por questões climáticas e de baixa iluminação. Durante o dia as árvores ao seu entorno não fazem o sombreamento necessário, isso também devido a estação do ano onde as folhas caem e o local recebe sol o dia inteiro tornando inacessível estar no local.

Analisando as medidas e o espaço:

[pic 1]

A acessibilidade ao local também é algo muito difícil para alguns portadores de necessidades especiais, ou que façam uso de algum tipo de apoio para se locomover. O afastamento do banco a passagem é muito distante e isso impossibilita o uso dos mesmos.

 A norma de acessibilidade NBR 9050/2004 diz que;

Os bancos devem ser providos de encosto, ter profundidade mínima de 0,45 m, largura mínima de 0,70 m e ser instalados a uma altura de 0,46 m do piso acabado.

Os bancos devem estar dispostos de forma a garantir as áreas de manobra, transferência e circulação,

conforme Seção 4. Recomenda-se espaço inferior ao banco de 0,30 m, livre de qualquer saliência ou obstáculo, para permitir eventual área de manobra.

Quanto ao espaço vale salientar alguns pontos da norma de acessibilidade NBR 9050/2004 que diz;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com