TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LAUDO TÉCNICO SISTEMA DE ATERRAMENTO EM LINHAS DE VIDA

Por:   •  5/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

LAUDO TÉCNICO

SISTEMA DE ATERRAMENTO EM LINHAS DE VIDA

[pic 3]

DSM PRODUTOS NUTRICIONAIS BRASIL

CNPJ:     56.992.951/0009-04

CACHOEIRINHA/RS - BRASIL

        

Cachoeirinha-RS, 03 de dezembro de 2020  

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        MEDIÇÕES DE RESISTÊNCIA DE ATERRAMENTO        4

3.        PONTOS DE MEDIÇÃO        8

4.        CONCLUSÃO DO LAUDO        11

5.        RECOMENDAÇÕES        12

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

7.        ART        14

  1. INTRODUÇÃO

O presente Laudo Técnico foi elaborado em atendimento ao disposto na ABNT NBR 5419 / 2015 – Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas.

Com o objetivo de levantar a atual situação física do Subsistema de Aterramento, também as características funcionais e operacionais, notamos que as medições preliminares apresentaram resultados muito bons, levando em conta o tipo de solo e localização geográfica.

No que se refere a resistência apresentada entre hastes (estacas no piso, vigas no piso) cabos e ferragem da estrutura que posteriormente será utilizada no sistema de proteção contra descargas atmosféricas, nos equipamentos, todas as medidas ficaram abaixo de 5 Ohms.

Todos os dados deste relatório estão baseados em visita no local, levantamento fotográfico e medições efetuadas no dia 29 de junho de 2020, com tempo bom e clima seco.

Este relatório com a medição de resistência de aterramento descreve a metodologia adotada, bem como, os valores encontrados e as ilustrações das medições realizadas. Esta documentação técnica deve ser mantida no local, ou em poder dos responsáveis pelas instalações elétricas e manutenção do SPDA e aterramento.

  1. IDENTIFICAÇÃO

Solicitante: DSM Produtos Nutricionais Brasil SA CNPJ:  56.992.951/0009-04

Endereço: Avenida Frederico Augusto Ritter nº 4901

Bairro Central Parque – Cachoeirinha/RS

  1. RESPONSÁVEL   TÉCNICO

ENGENHEIRO AMBIENTAL / SEGURANÇA DO TRABALHO:   Ivan Luís Mombach Registro no Crea/RS 223351.

Anotação de responsabilidade técnica – ART n° ...

  1. MEDIÇÕES DE RESISTÊNCIA DE ATERRAMENTO

O princípio de medição é o Método da Queda de Potencial. As Figuras 1 e 2 ilustram o método de medição adotado.

[pic 4]

Figura 1: Método da Queda de Potencial.[pic 5]

Figura 2: Esquemático.

O princípio de medição da resistência à terra de um eletrodo consiste em injetar uma corrente I entre o eletrodo ou malha sob teste e outro eletrodo auxiliar (eletrodo de corrente) e medir os valores de tensão V entre os eletrodos por meio de um eletrodo auxiliar, situado em uma posição conveniente entre o eletrodo ou malha sob teste e o eletrodo de corrente.

O Método da medição utilizado é o da Queda de Potencial.

É estabelecida uma tensão entre o sistema de aterramento e o eletrodo de corrente.

O eletrodo de corrente deve estar embutido na terra em uma profundidade aproximada de 0,3 metros.

A montagem para realização dos ensaios está representada na ilustração da Figura 3.

[pic 6]

Figura 3 – Representação do Método da Queda de Potencial – Relação aterramento x malha x máquina

A malha à esquerda representa o sistema de aterramento a ser medido / conexão do equipamento próximo ao terra. A seta à direita representa o eletrodo que injeta uma corrente no solo, que circula em direção ao sistema de aterramento em ensaio, fechando o circuito pela terra. Ao meio é representado o eletrodo que tem a função de medir a diferença de potencial entre os dois sistemas nas extremidades.

A resistência de aterramento será, então, a tensão medida dividida pela corrente lida. Para comprovação de que o valor medido está correto, deve-se deslocar o eletrodo “p” para esquerda e para direita em 10% da distância entre o eletrodo de aterramento e “c”.

O esquema elétrico da Figura 4 ilustra o circuito medido    

R  V[pic 7][pic 8]

I


(Lei de Ohm – relação para encontrar a resistência de aterramento)

        

Figura 4 – Esquema elétrico da medição

                        

Considerando-se que a corrente que flui entre os eletrodos tem valor constante, observa-se que a curva da resistência medida em função da distância tem exatamente a mesma forma do perfil de potencial.

Na construção ponto a ponto, a característica do gráfico se assemelha ao ilustrado na Figura 5, onde E é o ponto de conexão ao sistema sob ensaio, C é o ponto de injeção de corrente no solo, e P representa os pontos onde o potencial do solo foi medido. Pela sua semelhança, esta é chamada de Curva S.

Pela definição apresentada anteriormente, identifica-se na curva o valor da resistência do aterramento como a resistência correspondente à região do patamar de potencial, onde se localiza aproximadamente o “terra remoto”, conforme Figura 5.

[pic 9]

Figura 5 – Curva S.

O objetivo do traçado da curva “S” é o de encontrar o terra remoto (referência) e evitar as zonas de influência dos eletrodos sob medição e auxiliar.

Abaixo estão listados os procedimentos adotados para a realização das medições de resistência de aterramento do sistema.

Escolha dos pontos de medição procura-se sempre que possível utilizar pontos nas extremidades da malha.

  1. Utilizam-se dois eletrodos auxiliares enterrados no solo; um para injeção de corrente, e outro para a medição de tensão, localizados a uma distância fora da zona de influência do eletrodo conectado ao aterramento. O eletrodo de corrente é deslocado a uma distância que deve ser seis vezes a maior dimensão do sistema em ensaio.
  2. O eletrodo de potencial é deslocado a uma distância de 50% a 60% da distância entre sistema em ensaio e eletrodo de corrente. A localização é determinada pela topografia do terreno.

  1. Os eletrodos atingem profundidade aproximada de 0,3 metros.

  1. É estabelecida uma tensão entre o sistema de aterramento em teste e o eletrodo de corrente, obtendo-se o valor da resistência para este ponto.
  2. Desloca-se o eletrodo de potencial em aproximadamente 10% do ponto inicial para frente e/ou para trás, mantendo o alinhamento dos eletrodos, realizando-se, no mínimo, mais duas medições.
  3. Para validar as medições, os valores de resistência de aterramento obtidos podem apresentar um erro percentual máximo de 5% entre as medições.
  4. Toma-se o valor médio como valor d resistência de aterramento. O aparelho utilizado fornece os valores obtidos em Ω.

O  equipamento  utilizado  para  realização  das  medições  de  resistência  de aterramento, bem como seu certificado de calibração são especificados a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (743.4 Kb)   docx (607.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com