TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laboratório na Argentina

Por:   •  6/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

CAMPUS DE GURUPI

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

SARAH LETHICYA LIMA DE CARVALHO

GURUPI-TO

2023

Relatório da aula pratica em laboratório
Coordenação do Curso
de Engenharia Civil do Instituto Federal do Tocantins
Campus 2023..
Orientador(a): Prof.

        

GURUPI´-TO

2023

RESUMO

Este relatório tem como objetivo fazer uma breve análise de lotes de placas cerâmicas a partir de suas amostras. Os ensaios foram feitos na aula da disciplina “Materiais de Construção Civil , como uma forma de fixar o conteúdo visto em sala estabelecendo um vínculo entre teoria e prática. Além disso, a prática visa aumentar o contato com as normas técnicas e suas especificações. Já nas placas cerâmicas foram analisados a presença de informações de identificação na embalagem, a absorção de água, a carga de ruptura e o módulo de resistência à flexão. Os lotes avaliados foram rejeitados quanto a boa parte dos critérios. As placas cerâmicas foram rejeitadas por não serem identificadas quanto ao responsável na embalagem e quanto aos valores obtidos para a carga de ruptura. A identificação na embalagem é certamente uma falha do fabricante em seguir as determinações da norma. Já quanto aos valores da carga de ruptura cabem algumas observações. Primeiramente os resultados poderiam ter sido melhores caso a aparelhagem usada para o ensaio de flexão seguisse as especificações da norma, ou seja, operasse a uma taxa constante.

1        INTRODUÇÃO

Assim como em diversas outras áreas, é essencial criar padrões na construção

civil, especialmente quando se trata de materiais de construção civil.  Dentro desse

contexto há diversas normas, nacionais e internacionais, que buscam especificar tais padrões. Além de orientar quanto a características gerais, algumas normas também sugerem uma metodologia para  se  testar  amostras  objetivando  uma  maior uniformização e permitindo comparações posteriores.

                                                                                                          2         DESENVOLVIMENTO

Este  relatório consiste  na  apresentação e análise  dos  resultados obtidos  nas aulas  2  e  3  de  “Materiais  de  Construção  Civil  – Experimental”.  Na  aula  2  foram analisadas amostras nas placas  cerâmicas  do  fabricante  “CECRISA CERÂMICA” foram realizados ensaios para determinar a absorção de água, a carga

de ruptura, o módulo de flexão e a embalagem foi analisada quanto à conformidade

de identificação.

 

2.1 OBJETIVO

O  objetivo  deste  estudo  é  avaliar  brevemente  a  conformidade  de  amostras

das placas  cerâmicos  de  acordo  com  as  normas  pertinentes.  Para as  placas cerâmicas, as normas utilizadas foram NBR 14084 para a resistência e aderência.

2.2  PLACAS CERÂMICAS 

Para os ensaios com placas cerâmicas foi utilizada uma amostra com 10 peças.

 

2.2.1  Identificação nas Embalagens

Nas  embalagens  das  placas  cerâmicas  devem  constar  diversas  formas  de identificação. Na  planilha  do  Apêndice  C  estão  especificadas  as  características

observadas neste ensaio.

 

2.2.2 Absorção de Água

Da forma semelhante à do ensaio para determinar o índice de absorção de água dos blocos cerâmicos, os corpos de prova foram colocados na estufa a 110º por 24 horas  e  então  foram  pesados  para  obter  a  massa  seca.  Então,  as  placas  ficaram imersas por 2 horas em água em ebulição. Por último as peças foram secas com um pano e pesadas novamente para obter a massa úmida. A absorção de água

é então calculada como sendo a diferença entre a massa úmida a massa seca dividida pela massa seca e multiplicada por 100 (resultado em porcentagem).  Diferentemente dos blocos cerâmicos, para placas cerâmicas a conformidade está relacionada à categoria da placa (Ia,  Ib, IIa, IIb e III). Para cada categoria há diferentes especificações quanto à absorção de água. O fabricante deve seguir as especificações da categoria que está identificada na embalagem.

 

2.2.3  Carga de Ruptura e Módulo de Resistência à Flexão

Devido a limitações de tamanho do aparelho utilizado para fazer o ensaio de resistência à flexão, as placas foram cortadas ao meio e as seções foram testadas.O teste consiste em aplicar uma carca na placa apoiada em dois suportes até se obter a força máxima. A partir da força e das medidas da placa é possível calcular a carga de  ruptura  e  o  módulo  de  resistência  à  flexão.  Assim  como  no  item  anterior,  a 8 conformidade  depende  dos  valores  encontrados  estarem  dentro  dos  limites especificados pelo fabricante ao especificar o grupo.

3        CONCLUSÃO

As placas cerâmicas avaliadas neste ensaio foram rejeitadas em dois quesitos, o da identificação do responsável na embalagem e os valores obtidos para carga de ruptura. A identificação do lote quanto ao responsável é de inteira responsabilidade do fabricante, tendo havido uma falha nesse quesito. Já quanto aos valores de carga de ruptura podem ser feitas algumas considerações. O ensaio de flexão foi executado em um aparelho manual, o que gera mais erros no procedimento uma vez que esta prática deve ser realizada a uma taxa constante – o que é impossibilitado pelo fato de o aparelho ser manual. O ideal também teria sido testar a peça inteira e não somente a metade – o que foi impossibilitado pelas dimensões do equipamento. Por último vale destacas que não foram utilizadas borrachas para cobrir os apoios durante o teste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com