TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laudo Inspeção

Por:   •  12/5/2019  •  Artigo  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

LAUDO TÉCNICO

  1. INTERESSADO

José Tiago
CPF Nº

Rua Projetada F, SN – Lote 18

Fomento - Iguatu/CE  

Tel.: (88)

  1. OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo identificar as causas vícios construtivos na execução de uma casa residencial de pavimento térreo, localizada no endereço acima mencionado, bem como os riscos a que estes vícios construtivos sujeitão esta obra.

 O trabalho foi elaborado procurando esclarecer todas as questões relativas aos aspectos técnicos da engenharia envolvidos na lide. A metodologia aplicada para a elaboração deste laudo observou os preceitos normatizados pela Norma Brasileira de Pericias em Engenharia na Construção Civil – NBR 13752 e a Norma Brasileira NBR 15270-3: componentes cerâmicos; parte 3: blocos cerâmicos para alvenaria estrutura e de vedação, métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2005.

  1. MATERIAIS

O procedimento para aquisição, recebimento e utilização de blocos cerâmicos para alvenaria de vedação e/ou alvenaria estrutural, consta nas NBR´s 15270-1, 15270-2 e 15270-3, devem ser observadas conforme segue para a boa aquisição e execução dos serviços.

Blocos:

Os blocos cerâmicos utilizados na execução das alvenarias de vedação, com ou sem revestimentos, devem atender à norma NBR 15270-1, a qual, além de definir termos, fixa os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos exigíveis no recebimento.

Inloco foi observado a utilização de blocos cerâmicos no formato de prisma reto, com furação horizontal, dimensão de 9 x 19 x 19cm(L x H x C). Os mesmos possuem pouca variação no que diz respeito a parte dimensional estando dentro do tolerável de  modo a não comprometer a boa execução da obra.

Argamassa de assentamento:

Embora haja uma recomendação para utilização de argamassa mista(cimento, cal e areia), é comum na região a substituição do aglomerante a cal por aglomerante ligante denominado “arisco”, o qual confere uma plasticidade a argamassa não interferindo na destinação.

  1. PATOLOGIA

A patologia de um sistema construtivo, no caso alvenaria de vedação é um defeito(doença) que se origina por diversos fatores. Este defeito pode provocar desde o prejuízo à estética do revestimento até o colapso da edificação. A ocorrência destas patologias esta ligada a qualidade e a durabilidade dos materiais e mão-de-obra e podem serem analisados conforme variáveis abaixo:

  • da qualidade da mão-de-obra;
  • da qualidade do material utilizado;
  • da qualidade do substrato suporte;
  • da avaliação critica do projeto;
  • das condições de trabalho.

Por uma série de motivos as alvenarias de vedações ou estruturais podem fissurar e na pior das hipóteses virem ao colapso.

  1. ANALÍSE DE CASO

O caso aqui em analise é o da construção de uma unidade residencial em alvenaria de blocos cerâmicos e estrutura em concreto armado, localizada à rua Projetada F, Sn – Lote 18 Quadra 12 do Loteamento Planalto Sul no Bairro Fomento município de Iguatu/CE.

METODO CONSTRUTIVO UTILIZADO

Para execução da obra em questão foram executadas valas  com profundidade media e 40cm e largura de 20cm, as quais foram preenchidas com pedra tipo rachão e argamassa sobre a qual foram assentados blocos cerâmicos 9x19x19 em alvenaria de 1 vez, o conferindo ao baldrame a espessura de 19cm sobre o qual executaram cinta de amarração para inicio da alvenaria de vedação de ½ vez que nesta caso possui função estrutural devido a locação de poucos pilares.

As alvenarias de vedação podem, eventualmente, serem submetidas à ação de carregamentos provenientes de recalques, flexões, movimentações térmicas diferenciadas entre os materiais que a compõem. Nesse caso, o projeto deve considerar a capacidade de deformação compatível com as solicitações que atuam na edificação. Afim de garantir-se razoável nível de segurança contra as aludidas deformações impostas, cargas laterais provenientes da ação do vento e cargas de ocupação (impactos acidentais, peças suspensas, etc), as dimensões das paredes devem ser limitadas tanto na direção do seu comprimento como na direção da sua altura. Essa limitação é imposta por elementos ditos contraventantes, ou seja:

a) na direção do comprimento da parede: pilares e paredes transversais, sendo as ligações com paredes transversais executadas juntas em amarração;

b) na direção da altura da parede: vigas e lajes.

A literatura apresenta como principal causa desses descolamentos os seguintes itens:

  • Falta de baldrame adequado ou cinta de amarração;
  • Estrutura deficitária;
  • Uso de técnicas e ferramentas inadequadas para aplicação da argamassa;
  • Mão-de-obra não qualificada;
  • Infiltração de água;
  • Substrato ruim.

Observamos na vistoria uma serie de fatores que levaram a execução a comprometer a utilização e a estabilidade da obra. Em relatório fotográfico anexo estão representados todos os casos aqui tratados como vícios construtivos, que compromete a qualidade da referida obra os quais estão apresentados abaixo suas causas e implicações futuras que os mesmos podem provocar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com