TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manual de Vagas

Por:   •  29/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Materiais de construção experimental
Professora: Jéssica Siqueira de Souza.
Aluna: Jordana Torres de Oliveira.

Atividade 01 - Bloco Cerâmico: Resumo sobre como a norma “ABNT NBR 15270 (2017) ” pode influenciar no desperdício e na produtividade da execução de alvenarias:

O alto desperdício de materiais em obras é uma das grandes dificuldades enfrentadas nas construções, o problema é muitas vezes causado pela utilização de materiais de baixa qualidade.

Os materiais cerâmicos muitas vezes apresentam desempenho insatisfatório quantos as qualidades geométricas, físicas e mecânicas. Sendo a alvenaria um dos processos construtivos mais comumente utilizados no Brasil isso resulta em uma grande quantidade de desperdício de materiais.

É comum que não se tenha controle preciso das etapas e os processos de fabricação de materiais cerâmicos nas olarias, o que dificulta a padronização do produto final, e aumenta o desperdício em obras, as vezes pela própria peça que não poder ser usada ou por exemplo quando a falta de uniformidade dos blocos faz com que se precise de maior quantidade de argamassa. Muitas vezes são utilizados métodos empíricos para a escolha de matéria prima argilosa e para a dosagem das massas cerâmicas nas olarias o que influencia as características dos produtos finais, assim como em muitas olarias não se tem controle preciso da temperatura durante a queima, que pode variar bastante dentro dos fornos, fazendo com que peças de um mesmo lote tenham propriedades diferentes.

A norma “ABNT NBR 15270 (2017): Componentes cerâmicos - Blocos e tijolos para alvenaria” serve como base para a qualidade, requisitos dimensionais e propriedades físicas e mecânicas a serem exigidas dos blocos e tijolos cerâmicos, e suas especificações devem ser fiscalizadas nas obras e no local de produção, afim de assegurar a qualidade dos materiais produzidos e consequentemente evitar desperdícios.

Todo conjunto de blocos constituintes de um pedido deve ser dividido em lotes, por amostragem. A cada 250.000 blocos ou fração, de um mesmo pedido, constitui-se um lote. De cada lote retiram-se aleatoriamente de 26 – amostragem dupla – a 6 blocos – amostragem simples – esses são chamados corpos de prova. Os blocos devem passar por uma inspeção geral para identificação e checagem de características visuais, e em seguida por uma inspeção por ensaios, onde são checadas desde suas características geométricas, a resistência a compressão individual dos blocos e o índice de absorção de agua. A norma dá critérios para aceitação ou reprovação dos lotes, os lotes reprovados devem ser estornados as olarias e substituídos.

Garantir que os materiais sigam as exigências da norma quando produzidos agiliza o processo de construção e ajuda a reduzir o desperdício dentro das obras, consequentemente contribui também para que se produza menor quantidade de resíduos na construção civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com