TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modo de Produção Asiático

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Izaura Aparecida de Araujo Biscarra.

Curso: Pedagogia – 1º ano            Período: Vespertino             Data:11/04/2018

Pesquisa : Modo de produção Asiático e a questão do escravismo.

O Modo de Produção Asiático foi um sistema econômico que vigorou, principalmente, nas primeiras sociedades estatais: Mesopotâmia, Pérsia e Egito Antigo. Em outras palavras, foi a forma que estes povos antigos produziam mercadorias, estabeleciam relações de trabalho, faziam comercio e distribuíam as riquezas geradas na sociedade. Neste modo de produção, estado assumia total controle sobre a economia da região que controlava.

As principais características do sistema de produção Asiático eram: O Estado era o proprietário de todas as terras e pela utilização das terras do Estado, os trabalhadores deveriam pagar taxas e impostos. Os trabalhadores, principalmente camponeses, eram presos à terra, não podendo abandoná-la, os produtos e bens gerados eram geralmente utilizados para pagar estas obrigações, após os trabalhadores tirarem o suficiente para o sustento da família. Quando eram convocados, todos os trabalhadores livres eram obrigados a trabalhar para o Estado (trabalho compulsório). Este tipo de trabalho chamado de servidão coletiva era muito utilizado pelos governantes para a construção de obras públicas de grande porte. A agricultura e a pecuária foram a base econômica deste modo de produção. O trabalho escravo foi muito utilizado, principalmente, no Egito Antigo.

[pic 1]

No Egito, eram utilizados em trabalhos pesados como extração de enormes pedras e na construção de templos, palácios e pirâmides, comparados aos outros povos antigos, os egípcios eram bastante tolerantes com seus escravos, com exceção da forma como agiram com os hebreus. Dependendo dos costumes da civilização que os adquirisse eram submetidos a diversos tipos de trabalho, na maioria das vezes, desumanos, algumas, porém os adquiriam apenas para utilização de seu trabalho na fabricação de determinados artefatos e em trabalhos mais leves, em geral no intento de diminuir seu esforço e aumentar a produção, mesmo ainda não existindo um comércio formal e intenso. Nem todas as antigas civilizações obrigavam seus escravos a abandonarem seus rituais religiosos, mas na grande maioria era o que ocorria, na Mesopotâmia, por exemplo, eram obrigados a raspar a cabeça, a falar a língua local dentre outras atrocidades, a Pérsia era onde eram encontrados escravos em maior número, adquiridos em sua maioria nas conquistas militares, como mencionado anteriormente, os hebreus sofreram bastante quando os egípcios retomaram seu território que se encontrava sob o domínio dos hicsos, se tornaram escravos e foram de todas as formas possíveis depreciados.

Grécia e Roma foram civilizações que utilizaram os trabalhos escravos em larga escala e chegaram inclusive a promover feiras de comercialização dos mesmos, os oferecendo para utilização em todos os fins possíveis, inclusive como é mostrado em muitos filmes, como gladiadores, os gregos e os romanos foram talvez os que mais se assemelharam aos ocidentais ao desumanizarem, depreciarem de todas as formas e comercializarem seres humanos. Contudo podemos afirmar que estas grandes civilizações não teriam tido tanto êxito em sua ascendência se não fosse a utilização do trabalho escravo, a grandeza delas esta diretamente ligada ao trabalho desses homens, mulheres e muitas vezes crianças, seres humanos desumanizados, dominados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (278.4 Kb)   docx (214.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com