TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes Modos De Compreender A Filosofia

Ensaios: Diferentes Modos De Compreender A Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  462 Visualizações

Elabore um estudo teórico versando sobre os dois diferentes modos de compreender a filosofia a partir de Sócrates e de Platão. Ao final o aluno deverá apresentar seu posicionamento crítico acerca do tema, escolhendo qual das duas vertentes filosóficas se adequa melhor a realidade complexa e plural da modernidade. Este último ponto é parte de suma importância no momento da avaliação.

Sócrates acreditava no diálogo como ferramenta importante na busca da sabedoria, sendo claramente um modo de viver e não só de saber, para Platão a filosofia é o encontro de sabedoria, tornando-se uma verdade encontrada e conhecida, transformando em doutrina com um determinado conteúdo. Acreditava que era possível e preciso alcançar a verdade na teoria, colocando-a em prática.

Platão apresentava em suas teorias muitas idéias de Sócrates, já que era um dos seus seguidores, porem as suas colocações estão sendo até hoje usadas no mundo unindo teoria e prática. Nos dias de hoje pode-se dizer baseado na tese platônica que o bom governante pode ser o cientista, o técnico especializado ou um estudioso na arte de entender as pessoas e suas necessidades, pois com a modernidade as pessoas estão cada vez mais em busca de representantes que de fato governam pensando em seus governados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com