TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo sem Ninguém

Por:   •  19/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

O MUNDO SEM NINGUÉM

SALTO (SP)

2018

RESUMO

 O documentário “O Mundo Sem Ninguém” (Life After People), com duração de uma hora e vinte oito minutos, relata como seria a terra se todos os seres humanos desaparecessem,  Será que deixaremos algum rastro sobre a nossa existência? Nossas cidades e obras arquitetônicas se manteriam, caso não, quanto tempo levaria para que as mais grandiosas obras-primas já feitas pelo homem desmoronassem e se desintegrassem? O documentário mostra com o auxílio de uma equipe formada por Engenheiros, Botânicos, Ecologistas, Biólogos, Geólogos, Climatologistas e claro a computação gráfica.  Para relatarem qual seria o impacto do nosso desaparecimento no ecossistema.

PALAVRAS CHAVE: Natureza, desaparecimento, Humanidade, Cidades, Animais.

1-INTRODUÇÃO.

O ser humano sempre tentou de alguma forma separa-lo da natureza, assim modificando o ambiente natural em cidades consideradas suas moradias e as florestas conhecidas como natureza. Existe outra separação entre o homem e o meio natural, é o pensamento de Aristóteles, “o homem é um animal racional” que se diferencia de outros animais pela sua inteligência, pelo uso da razão.  

De fato os seres humanos são diferentes dos animais, pois tem a capacidade de romper o equilíbrio da mãe natureza, enquanto os animais também destroem e matam, mas sempre pela sua sobrevivência constante, seguindo o ciclo da vida. O homem também ama, mas possui ódio e a belíssima ganância que é o fator que impulsiona a destruição de si próprio. O homem tem um pensamento de controlar a natureza, mas como controlar algo que somos frutos, fazemos parte dela e não ao contrário.

O ciclo da vida é a continuidade das espécies, mas imagine se ação do homem originasse a extinção das abelhas, isso arrecadaria o colapso do mundo, sem abelha sem alimentação. Aproximadamente 70% da alimentação humana é consequência da polinização das abelhas e 85% são das áreas verdes que dependem delas, e sem contar sobre a biodiversidade que necessita dela diretamente, havendo um desequilíbrio inestimável no ecossistema.

E como séria a terra sem o homem? Algo construído por ele sobreviveria, como obras arquitetônicas, cidades, monumentos, livros, fotos, maquinas eletrônicas, etc. E o que aconteceria com os animeis de estimação, como cães e gatos?

O MUNDO SEM NINGUÉM.

O documentário o mundo sem ninguém, apresentado por uma equipe de especialista para responder uma única pergunta: o que aconteceria ao planeta Terra, caso a humanidade desaparecesse de uma hora para outra. O vídeo é mostrado de forma bem didática em períodos, ou melhor, em formato de linha do tempo indicando cada acontecimento.

 Horas depois do desaparecimento do homem, as luzes das cidades começam a se apagar e o planeta terra se escurece. Como não tem ninguém para controlar as usinas, elas se desligam automaticamente em dois dias. E as energias produzidas pela queima de combustíveis, se apagam horas após o desparecimento do homem.

Em algumas semanas, o planeta estaria em total escuridão, entretanto haveria um único lugar no sudoeste dos Estados Unidos que poderia ter energia, uma vez que a usina hidrelétrica da barragem Hoover não precise do ser humano, pois os geradores funcionam automaticamente dando continuidade ao trabalho.

Os dias se passam e as comidas que abasteciam a população simplesmente vão apodrecendo, e os gelos fixados nas geladeiras se derretem espalhando pelo chão, dando aos animais oportunidades de ficarem vivos pelo menos por um tempo. A maior parte dos animais dependentes dos seres humanos como, por exemplo, cães de estimação, não sobreviveriam, alguns ficariam presos em suas casas e morreriam de fome e os outros que conseguisse sair teriam que se virar para se alimentar.

Eles voltariam a sua origem selvagem, alimentando-se de animais mortos. No entanto, sobreviveriam por pouco tempo e os cães de porte pequeno não viveriam nem por uma semana, seriam mortos pelos mais fortes. O único cão que teria mais chances de sobrevivência seria o vira lata comum.

 As pragas (ratos e camundongos) dependentes dos nossos restos de comidas se aproveitariam do nosso desaparecimento, e comeriam toda a comida deixada para trás. E quando o alimento ficasse em falta, eles utilizariam de papelão e tecidos para “matar sua fome”. Depois que os “alimentos” estivessem em escassez, às pragas voltaria para as florestas em um número menor da sua população para competir por comida.

Depois de seis meses, as áreas urbanas começam a ser tomadas por predadores que antes se mantinham afastados pelos seres humanos, e agora passam a viver livremente nas cidades. Depois de um ano ainda é possível reconhecer as cidades, mas a natureza começa a reconquistar o seu território.  As ervam daninhas e musgos tomam conta das ruas e calçadas, enquanto a Árvore do Céu se prende em construções, causado o desmoronamento das fachadas.

A única usina hidrelétrica do mundo que ainda poderia produzia eletricidade acaba deligando-se automaticamente, por causa do organismo chamando Mexilhão Zebra, na qual, seriam responsáveis pelo entupimento dos canos de resfriamento, assim impedindo os geradores de serem resfriados causando o desligamento total, deixando a terra em completa escuridão. Os incêndios causados por raios, antes controlados pelo homem, agora se espalham por quilômetros devastando florestas e cidades.

Cinco anos sem ninguém as ruas, avenidas, rodovias, becos e outras vias pavimentadas desaparecem completamente. Vinte anos depois algumas edificações de concreto começam a desmoronar. As cidades antes habitadas por pessoas, agora irão ser ocupadas por animais, na qual irão viver suas vidas tranquilamente sem homem.  

Vinte e cinco anos sem ninguém, a natureza cresce descontroladamente destruindo tudo o que sobrou de nossas cidades. Por falta de manutenção adequada, algumas vidraças de edifícios começaram a se soltar das armações, caindo e quebrando. O vento que entra sobre essas aberturas começa a quebrar mais vidraças.

Os para-raios que protegiam o homem, agora são pontos de ignição para incendia um prédio. E algumas cidades do mundo, como Londres, estarão inundadas, pois sem os homens, as barragens construídas pelo mesmo não iram funcionar mais. A população animal irá ter uma crescente, pela ausência do homem.

Quarenta anos depois os edifícios de aço e concreto continuaram de pé, mas as construções de madeira serão destruídas, por causa dos incêndios, devoradas pelos cupins ou simplesmente por entrarem em um estado natural de decomposição. Já as construções de pedra serão comprometidas por causa do sal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (303.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com