TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Oscar Niemeyer

Por:   •  24/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 3

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um renomado arquiteto brasileiro, ícone do modernismo. Sua carreira abrangeu sete décadas, marcada por formas ousadas e curvas inovadoras. Destacou-se em projetos emblemáticos, como a Catedral de Brasília e o Edifício das Nações Unidas em NY. Sua visão artística transcendia a arquitetura, influenciando gerações e deixando um legado de criatividade e expressão única.

Oscar Niemeyer foi um renomado arquiteto brasileiro conhecido por seu estilo inovador e pelas curvas sensuais que incorporou em suas obras. Aqui estão três das suas obras modernas mais destacadas:

  • Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC):

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

O MAC em Niterói, Rio de Janeiro, é conhecido por sua arquitetura futurista em forma de disco voador branco, abrigando arte contemporânea e oferecendo vistas deslumbrantes da Baía de Guanabara.

Design Ousado: A forma do disco voador é elogiada por ser única, mas algumas pessoas se preocupam que ela possa chamar mais atenção do que as próprias obras de arte.

Integração com o Ambiente: Enquanto alguns veem a conexão com a paisagem como positiva, outros acham que o estilo futurista pode parecer deslocado na área.

Funcionalidade Interna: A flexibilidade é admirada, mas a disposição das obras pode ser complicada devido às formas irregulares.

Iluminação e Conservação: A entrada de luz é apreciada, mas há preocupações sobre como isso pode afetar obras sensíveis à luz.

Acessibilidade: A rampa única é um destaque, mas algumas pessoas questionam se é acessível para todos.

Manutenção e Conservação: A arquitetura ousada pode exigir cuidados especiais ao longo do tempo.

Impacto Visual: A aparência marcante pode ofuscar outras obras de arte.

Legado de Niemeyer: Algumas análises levantam a questão se o nome de Niemeyer pode se sobressair às próprias exposições.

  • Parque do Ibirapuera - Edifício da Bienal:

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

No Parque do Ibirapuera, em São Paulo, fica o Edifício da Bienal, criado por Niemeyer para a Bienal Internacional de Arte. Com suas formas curvas e concretas aparentes, o prédio contrasta com outros do parque, trazendo uma sensação de movimento e sendo ótimo expositor de arte moderna.

Arquitetura marcante: A estrutura ousada da Bienal do Ibirapuera certamente chama sua atenção visual, destacando-se de forma impressionante no cenário do parque.

Integração questionável: Enquanto muitos apreciam a fusão com o ambiente natural, você pode se perguntar se a arquitetura realmente se encaixa visualmente na paisagem ao redor.

Conflito visual: Você pode notar que a arquitetura ousada, por vezes, compete com as próprias obras de arte, o que pode afetar a experiência visual das peças.

Coerência estilística: A diferença entre o estilo da arquitetura moderna e algumas obras de arte pode criar uma sensação de falta de harmonia estética.

Impacto em longo prazo: Talvez você esteja questionando se essa arquitetura marcante pode eventualmente diminuir a relevância contínua das obras de arte e o impacto duradouro da Bienal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (457.1 Kb)   docx (593 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com