TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Oscar Niemeyer

Por:   •  15/5/2015  •  Bibliografia  •  3.405 Palavras (14 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 14

Oscar Niemeyer

  • Biografia

Oscar Niemeyer Soares Filho nasceu em 1907, na cidade do Rio de Janeiro, Laranjeiras, foi essa maravilhosa cidade de montanhas a beira mar onde inspirou o planejador mais cuidadoso a abandonar seus cálculos e render - se as provocativas possibilidades do momentâneo e o efêmero.

Oscar Niemeyer formou em 1934 no curso de Engenharia e Arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes, RJ. No ano seguinte, inicia a sua vida profissional no escritório de Lúcio Costa, onde conhece Le Corbusier e Gustavo Capanema. Por intermédio de Capanema, conhece Juscelino Kubitschek, Prefeito de Belo Horizonte, que o convida a projetar o conjunto da  Pampulha, em 1940.

Em 1938, assina o seu primeiro trabalho individual, o edifício da Associação Beneficente Obra do Berço, no Rio de Janeiro e no ano seguinte, projeta juntamente com Lúcio Costa o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York; quando recebe a Medalha da Cidade.

Ingressa no Partido Comunista Brasileiro, em 1945, permanecendo até o ano de 1990, quando ocorre o seu desligamento do partido, junto com Luiz Carlos Prestes.

Oscar Niemeyer também realizou desde o início de sua carreira, importantes trabalhos fora do Brasil. Em 1954 viaja para a Europa para trabalhar no projeto de  reconstrução de Berlim  e ao retornar em 1956 trabalha na organização e participação da comissão julgadora para a escolha do plano Piloto.

Em 1962, foi nomeado coordenador da Escola de Arquitetura da Universidade de Brasília.

Funda em 1965, a revista Módulo, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, torna-se chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da  NOVACAP, empresa encarregada da construção de Brasília.

Além de Berlim, Oscar realizou trabalhos no Líbano, onde projetou  a Feira Internacional e Permanente e o Conjunto Esportivo. Na Unb,  permanece até o ano de 1965, quando se retira com 200 professores, por discordar da política universitária. Dois anos depois, impedido de trabalhar no Brasil, muda-se para Paris.

O governo da União Soviética concedeu-lhe, em 1963, o prêmio Lenin da Paz. (...) Na Europa na Ásia e na África são realizados importantes projetos: a sede da editora Mondadori, na Itália; a sede do Partido Comunista Francês, a Bolsa de Bobigny e o Centro Cultural do Havre, na França; as universidades de Argel e de Constantine, na Argélia e a Feira Internacional de Trípoli, no Líbano.

Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios e condecorações. Como: Prêmio Lênin Internacional, URSS (1963); Prêmio Benito Juarez do Centenário da Revolução Mexicana (1968); Medalha do Conselho Artístico da Unesco (1980); Medalha do Porto Oceânico de Le Havre, França (1982); Prêmio Roma-Brasília - Cidade da Paz, da Prefeitura de Roma (1985); Medalha Rodrigo Melo Franco de Andrade da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1987); Prêmio Pritzker de Arquitetura, Chicago (1988); Medalha do Colégio de Arquitetos de Catalunha, Barcelona, Espanha, em cerimônia realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1990); Insígnia da Ordem do Mérito Cultural no Brasil (1995); Ordem José Marti, outorgado pelo governo da República de Cuba (1997) e a Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects - RIBA (1998).

Em 1989, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unido de Lucas, no Rio de Janeiro, Brasil, dedicou seu enredo ao arquiteto.

Entre os títulos adquiridos pelo conjunto de sua obra, destacam-se: Membro Honorário do Instituto Americano de Arquitetos dos Estados Unidos (1963); Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, Portugal (1975); Oficial da Ordem da Legião de Honra da França (1979); Membro Honorário da Academia de Artes da União Soviética (1982); Comendador da Ordem das Artes e das Letras, França (1982); Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Brasília (1985); Virtuoso da Pontifícia Insigne Academia Artística (1985); Membro Honorário do Real Instituto dos Arquitetos Britânicos (1999); Cavaleiro Comendador da Ordem de São Gregório Magno, Vaticano, Itália (1990) e o diploma de Honra ao Mérito outorgado pela Associação de Arquitetos do Reino Unido (1997).

Niemeyer é, ainda, Doutor Honoris Causa do Centro de Pesquisa e Ensino de Arquitetura da Alemanha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade de Braz Cubas, em São Paulo, da Universidade de São Paulo e da Universidade de Minas Gerais.

Sua obra foi exposta em muitas mostras no Brasil e no exterior, como no Palácio do Louvre, França (1965); no Centro Georges Pompidou, também na França (1979); no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1983); no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1997); no Memorial da América Latina, também em São Paulo (1997), no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1997) e ainda em cidades como Veneza, Florença, Turim, Pádua e Londres.

Publicou diversos livros relatando suas experiências como artistas, entre eles: "A Forma na arquitetura", Rio de Janeiro: Avenir, 1978; "Rio: de província à metrópole", Rio de Janeiro: Avenir, 1980; "Como se faz arquitetura", Petrópolis: Vozes, 1986; "Meu sósia e eu", Rio de Janeiro: Revan, 1992; "Conversa de arquiteto", Rio de Janeiro: Revan,1993; "Quase memórias: viagens", Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966; e "As curvas do tempo - Memórias", Rio de Janeiro: Revan, 2000”.

Entre os seus projetos recentes, há o  Teatro no Parque do Ibirapuera em São Paulo, o Setor Cultural de Brasília, o Centro Administrativo de Betim, em Minas Gerais, além do Monumento Comemorativo aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil em São Vicente, SP.
Realizam-se as seguintes exposições: no Museu de Arte Contemporânea de Niterói a exposição Escultura de Oscar Niemeyer; no Riocentro, Rio de Janeiro, a exposição Oscar Niemeyer 90 Anos, a qual segue depois para Buenos Aires, Argentina e Brasília, todos realizados no ano de 1999.

Já em 2000  surge  o Módulo Educação Integrada - MEI, creches populares incorporadas aos Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs; o Centro Administrativo de Goiânia, o Memorial Cassiano Ricardo em São José dos Campos, SP, além da Sede da UNE na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, o auditório em Ravello, na Itália, o Jardim Botânico em Petrópolis e o Centro Cultural e Esportivo João Saldanha, em Maricá, ambos no estado do Rio de Janeiro.No Rio de Janeiro é lançado, o documentário Oscar Niemeyer um arquiteto engajado em seu século, do cineasta belga Marc-Henri Wajnberg.

No ano de 2001 projeta a Residência em Oslo, Noruega, o Acqua City Palace Moscou, Rússia, o Auditório e Salão de Exposições da Faculdade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. O anexo do hotel Copacabana Palace no Rio de Janeiro, o Centro de Memória do DOI-CODI, em São Paulo e o Museu do Cinema, em Niterói, Rio de Janeiro, o Museu Arte, Arquitetura, Cidade, em Curitiba, Paraná, e o Hospital Veterinário da Universidade do Norte

Fluminense-UENF, em Campos, Rio de Janeiro. Em 2002, projetou o Centro Cultural e Esportivo da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Realizou-se também a exposição Oscar Niemeyer 90 anos, na Galerie Nationale du Jeu de Paume em Paris, França.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (326.1 Kb)   docx (214.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com