TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAC URBANIZAÇÃO

Por:   •  22/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

RELÁTÓRIO PARCIAL DE BOLSA

ATIVIDADES REALIZADAS: Neste item devem ser informadas as participações nas reuniões da base, em encontros, apresentações de seminários, etc.

As primeiras reuniões do projeto realizamos em conjunto com o Núcleo de Estudos Sobre Política Pública (NESPP), nas quais fizemos leitura e análise do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que em 2017 o programa completou 10 anos. Discutimos ainda algumas questões de política urbana e movimentos sociais, como se dá essa relação na conjuntura política do país pós golpe 2016.

Ainda nas primeiras reuniões foi definido e organizado o cronograma e as ações que seriam tratadas no projeto, organizando assim o calendário de encontros e reuniões que teríamos. Nessas mesmas reuniões tratamos sobre as revisões literárias e como se daria os seminários temáticos e metodológicos.

COMPARAÇÃO ENTRE O PLANO ORIGINAL E O EXECUTADO: Neste item devem ser informadas as atividades desenvolvidas e se o plano de trabalho original foi executado ou passou por modificações.

Logo após as primeiras reuniões de ajustes do cronograma das atividades a serem realizadas, foram feitas revisões de literatura. Nesse momento houve um levantamento da literatura, bem como de códigos de obras, plano diretor e documentos legais que nos ajude no levantamento de informações. 

Na revisão de literatura utilizamos um livro que faz parte de um curso à distância realizado pelo Ministério das Cidades, com edição de 2010, com organização de Rosana Denaldi, que chama: Ações integradas de urbanização de assentamentos precários.

Com a leitura do livro pudemos  entender melhor sobre a política urbana e habitacional no Brasil e como se deu o processo de urbanização e qual a função social da propriedade urbana no país. A partir dessa imersão sobre o contexto urbano brasileiro tivemos um melhor entendimento sobre o Plano Nacional de Habitação brasileiro.

Após as primeiras leituras que serviram de base para o entendimento da questão urbana no Brasil, partiu- se para o estudo sobre os eixos da ação integrada em assentamentos precários, para definir os eixos é necessário primeiro uma leitura e análise completa sobre as necessidades habitacionais da população brasileira, portanto essa leitura foi essencial para os eixos definidores serem postos em prática. Com a definição dos eixos, pôde- se entender melhor como se faz a identificação, caracterização e tipologização das intervenções realizadas.

Após a leitura da literatura exposta acima, elaborou- se um documento base para o projeto no qual pode- se entender de forma concisa o que é um assentamento precário, quais são os parâmetros conceituais, técnicos e metodológicos para análise de um assentamento precário.

OUTRAS ATIVIDADES: Neste item devem ser informadas atividades complementares não relacionadas, especificamente, ao plano de trabalho.

Durante o projeto participei do Seminário Paraibano de Política Urbana. O seminário foi organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil- PB (IAB.pb), Conselho de Arquitetura e Urbanismo- PB (CAU.pb) e Sindicato dos Arquitetos- PB (SINDARQ.pb).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com