TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAC- PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO

Trabalho Escolar: PAC- PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CAMPUS CHÁCARA SANTO ANTONIO

Aline Gomes Tavares – B7532A-7

Carlos Bernardes – T344DE-U

Fabiana Almeida Santos – B862GB-1

Maíra Cristina Ribeiro do Amaral – B95038-2

Tema: PAC – Programa de Aceleração do Crescimento Governo Federal

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. O PAC 4

2. INFRAESTRUTURA . 5

3. INVESTIMENTOS E RESULTADOS.... 6

4. IMPACTOS DO PAC NA ECONOMIA 8

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

3

INTRODUÇÃO

O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) surgiu como pontapé inicial para uma mudança na direção politica e econômica, o PAC foi lançado pelo governo brasileiro em janeiro de 2007, com previsão de significativos investimentos em infraestrutura e medidas econômicas para estimular os setores produtivos e, ao mesmo tempo, levar benefícios a sociedade como um todo.

Anteriormente ao PAC o governo tentou manter a inflação sob controle a todo o custo praticando as maiores taxas de juros e que ainda são praticadas, esta maneira de manter a inflação sob controle é um dos obstáculos a serem vencidos pelo PAC pois encarece os investimentos e cria outros empecilhos para o crescimento econômico, e nosso país é muito carente de investimentos públicos .

E para isso o PAC foi criado para acelerar o crescimento econômico, aumentar a oferta de empregos melhorando as condições de vida da população, incentivar investimento privado e publico em infraestrutura e remover obstáculos ao desenvolvimento, a nós cabe cobrar o governo que cumpra os objetivos.

4

1. O PAC

Programa de Aceleração do Crescimento cuja sigla é PAC se refere a um programa do governo federal para estimular o crescimento da economia brasileira, através do investimento em obras de infraestrutura para melhorar portos, rodovias, aeroportos, redes de esgoto, geração de energia, hidrovias, ferrovias, o PAC foi lançado pelo governo Lula em 2007, prevendo investimentos em torno de R$ 503,9 bilhões até o ano 2010, mas nem todo o investimento e feito somente pelo governo, sendo o capital utilizado originário das seguintes fontes: recursos da União (orçamento do governo federal), capitais de investimentos de empresas estatais (exemplo: Petrobrás) e investimentos privados com estímulos de investimentos públicos e parcerias.

Ao lançar o PAC, o governo federal anunciou uma série de medidas cujo principal objetivo é favorecer a implementação dos projetos e na lista de obras previstas pelo PAC está a duplicação e recuperação de 45 mil quilômetros de estradas, 2.518 quilômetros de ferrovias, ampliação e melhoria de 12 portos e 20 aeroportos, geração de mais energia elétrica , além da construção de centenas de usinas para produzir combustível para o país.

Outra medida prevista no PAC é a redução de impostos para itens como materiais de construção, computadores e alguns equipamentos eletrônicos com o objetivo de estimular a população a comprar mais este tipo de produto, o que também ajuda para o desenvolvimento do país. Para a área de habitação, o PAC prevê um investimento de R$ 106,3 bilhões entre 2007 e 2010, beneficiando quatro milhões de famílias. O governo quer levar água e coleta de esgoto para 22,5 milhões de domicílios, além de investir na ampliação e na conclusão de metrôs em quatro cidades. Toda a prestação de contas do PAC é feita por meio de balanços divulgados a cada quatro meses, através de um relatório com a avaliação do andamento do programa em seus principais aspectos e acompanhamento das obras. O governo também divulga relatórios estaduais que mostram as informações do desenvolvimento das ações em cada Estado e no Distrito Federal.

5

2. INFRAESTRUTURA.

O conjunto de investimentos do programa está organizado em três eixos decisivos sendo: Infraestrutura Logística, envolvendo a construção e ampliação de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias, Infraestrutura Energética, correspondendo à geração e transmissão de energia elétrica, produção, exploração e transporte de petróleo, gás natural e combustíveis renováveis; e Infraestrutura Social e Urbana, englobando saneamento, habitação, metrôs, trens urbanos, universalização do programa Luz para Todos e recursos hídricos.

Falaremos especificamente sobre a expansão da malha ferroviária para permitir a ligação a áreas de produção agrícola e mineral a portos, indústrias e mercado consumidor. O governo quer criar um ambiente mais competitivo no transporte de cargas, incentivar a utilização da capacidade da infraestrutura ferroviária e estimular novos investimentos e ainda garantir carteira de projetos para ampliar e melhorar a utilização da malha, integrando-a aos demais modais de transporte (rodovias e hidrovias). E ainda investir em trens de alta velocidade – Rio-São Paulo-Campinas, São Paulo-Curitiba, Campinas-Triângulo Mineiro e Campinas-Belo Horizonte.

Geralmente as ferrovias são utilizadas para o transporte de mercadorias que neste modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minério, produtos agrícolas, carvão, derivados de petróleo, e transporte de pessoas, segue algumas características deste modal no transporte de carga no Brasil,

Grande capacidade de carga e adequado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com