TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAISAGISMO E ILUMINAÇÃO

Por:   •  1/12/2019  •  Seminário  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Jardim de residência na Califórnia:

Esse ousado projeto residencial com inspiração no design japonês, situado na Califórnia, vai além do tradicional, criando um jardim em forma de cascata com platôs em um terreno que antes possuía uma inclinação grande. O uso de concreto e madeira traz um ar moderno e ao mesmo tempo intimista para o local.

As paredes de aço corten de diferentes alturas brincam com a forma, possuem painéis triangulares e perfis de led que trazem uma iluminação interessante durante qualquer hora do dia, principalmente a noite quando refletem na piscina. O ápice do projeto é um pátio de granito flutuando em uma piscina refletora.

[pic 1]

 O espaço, que serve de jardim e área de lazer, mescla os tons de verde das vegetações escolhidas e exploram árvores de menor porte por toda sua extensão e mobiliários interessantes, como bancos de Ipê. O último platô é um espaço de contemplação que possui uma bela vista para a Baía de São Francisco.

[pic 2]

É sem dúvidas um projeto que prova que espaço e condições físicas do terreno não são empecilhos para um bom design. Ao se pensar na forma com um olhar atencioso e escolher minuciosamente os materiais e iluminação utilizados, as necessidades dos usuários podem ser atendidas, formando um espaço de convivência muito agradável e bonito.

Praça em Águas de São Pedro-SP:

A Praça Pública Águas de São Pedro, localizada em São Paulo - SP foi concebida a partir do momento em que os arquitetos parceiros perceberam que o local era um lugar de destaque e merecia uma atenção especial.

[pic 3]

O desenho tem uma forma muito especial de setorizar os espaços e dar diferentes funções para cada um, sendo totalmente opostas. Enquanto de um lado a forma segue uma linha estática, onde o usuário é levado a contemplar e relaxar e abstrair, o outro lado tem um caráter movimentado, com pedras, fontes de água que funcionam em momentos programados, e brumas; trazendo interação e levando os usuários a se exercitarem, brincarem com as pedras e demais elementos. O desenho da praça segue dois eixos estruturais, um dando foco à importante avenida principal, e o outro ao Grande Hotel São Pedro. Paginações de piso, decks, bancos iluminados e o ritmo em que os postes estão distribuídos reforçam a setorização presente.

O mobiliário arrojado e retroiluminado junto com as fontes de água são um charme a mais. Ambos os elementos estão presentes em praças tradicionais de cidades interioranas, porém seguem uma linha totalmente contemporânea nesse projeto.

A iluminação segue fazendo interessantes jogos de luz e sombra, destacando pontos focais como a bela escultura abstrata perto do espelho d'água, e dando vida ao local na parte da noite. O uso da madeira no deck e nos bancos traz um aconchego junto com a iluminação amarelada.

[pic 4]

Esse projeto traz inovação com a escolha de elementos modernos, porém tradicionais em espaços livres. Prioriza a qualidade do espaço de convívio público e certamente é um marco na arquitetura local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (759.7 Kb)   docx (695.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com