TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Partido Arquitetônico

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

PARTIDO ARQUITETÔNICO

ESCOLA DE GASTRONOMIA

O objetivo é desenvolver um projeto destinado a Escola de Gastronomia. A área de intervenção situada entre as Ruas Benjamim Constant, Drº Thomaz Alves, Luzitana, Bernadino de Campos e também Av. Anchieta.

A ideia inicial é realizar um espaço aberto, tanto para os estudantes de gastronomia como para uso coletivo. Criando espaços privados para os estudantes deixando os ambientes humanizados.

O originou-se o projeto, por meio da observação da área escolhida, no intuito de aproveitar ao máximo as paisagens proporcionadas pela Praça Largo das Andorinhas, e unir os volumes existentes próximos a área de intervenção, propondo um percurso que interligasse a praça ao projeto e gerasse uma interação com um todo.

O projeto sustentou como partido a implantação dos volumes em ângulos que favoreceram, promovendo uma volumetria atrativa para o tema proposto. O programa arquitetônico foi proposto por três pavimentos, para aproveitar a área disponível para o projeto, e que o volume não ultrapassasse o gabarito dos volumes existentes.

A implantação e a distribuição dos ambientes possibilitam acessos práticos à escola, serviços e para os alunos, como para entrada de veículos destinadas a serviços, que se dá pela rua Luzitana, onde efetuarão a carga e descarga das mercadorias, serão conferidas e encaminhadas para armazenamentos ou preparo. Foi proposto três entradas.

No térreo foi proposto áreas de uso coletivo como, Bar Café, Mercadão, Loja de Vinhos e Lojas de Conveniências. Pavimento superior, Restaurante Italiano, de uso coletivo, O bloco da escola composto por dois pavimentos, o primeiro pavimento será para aulas teóricas, diretoria, sala de enologia, banheiros, o pavimento superior estão, a biblioteca, salas para aulas práticas, banheiros, vestuários. As cozinhas possuem uma câmara fria e depósitos, para o armazenamento de produtos que estão sendo confeccionados ou em andamento, feitos pelos alunos.

Foi proposto elevador e rampas de acesso para o transporte de alunos e visitantes do local, para tornar acessível em todo o prédio, para usuários, como cadeirante, idosos, dentre outros.

Os materiais empregados na construção da escola foram pensados para proporcionar o máximo aproveitamento de tempo e custos na sua execução, bem como na manutenção. Como concreto aparente, painel de alumínio, em baixo do espelho d’agua é um vidro que serve como entrada de luz, uso de cobogó. Pensando em uma Arquitetura diferenciada e sustentável. Os espaços vazios proporcionam aos usuários da escola, diferentes visões da praça Largo das Andorinhas, os unindo ao meio externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com