TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Arquitetônico Creche

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.227 Palavras (33 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 33

         

RESUMO

A escola é uma das principais instituições aliadas na busca de soluções para enfrentar os modos de exclusão social, porque ela pode e deve ser um ambiente facilitador e acolhedor das diferenças. Esta pesquisa é uma fundamentação teórica e assim tem o propósito avaliar a concepção educativa do espaço físico da educação infantil, especialmente nas creches, mostrando como a arquitetura pode influenciar no desenvolvimento das crianças. O trabalho foi realizado utilizando a pesquisa bibliográfica, através de artigos, documentos e livros condizentes com o tema. Inicialmente, apresenta-se um breve estudo teórico sobre a educação infantil em diferentes épocas da história, a educação infantil na legislação brasileira. Posteriormente é mostrado de que forma a arquitetura pode contribuir para a sociedade onde se insere, assim como um programa de necessidades e referencias projetuais. Por último, conclui-se que o planejamento educativo nas instituições de educação infantil é pensado no conjunto dos espaços, brinquedos e brincadeiras, porém ainda existem dificuldades no aproveitamento dos espaços, assim como é necessário melhorar a forma de educar e ensinar brincando.

Palavras Chave: Educação; Infantil; Creche.

ABSTRACT

The school is one of the main allied institutions in the search for solutions to face the modes of social exclusion, because it can and should be an environment that facilitates and welcomes differences. This research is a theoretical foundation and thus aims to evaluate the educational conception of the physical space of early childhood education, especially in day care centers, showing how architecture can influence the development of children. The work was carried out using bibliographic research, through articles, documents and books consistent with the theme. Initially, we present a brief theoretical study on early childhood education in different eras of history, early childhood education in Brazilian legislation. Subsequently, it is shown how architecture can contribute to the society in which it operates, as well as a program of needs and project references. Finally, it is concluded that the educational planning in early childhood institutions is thought of all the spaces, toys and games, but there are still difficulties in the use of spaces, as well as the way to educate and teach by playing.

Keywords: Education; Children's; Nursery

INTRODUÇÃO

TEMA

O presente Trabalho Final de Graduação consiste nas diretrizes para a concepção da proposta preliminar de um projeto arquitetônico para uma creche, localizada na cidade de São Paulo. Contemplando obras análogas e de referência.

O universo infantil será respeitado nesse projeto, dando importância aos primeiros meses e anos de vida, o planejamento, a construção e a organização do espaço físico escolar considerando as necessidades especiais, na busca pela democratização da educação, proporcionando, por meio de espaços adequados, um bom desenvolvimento e aprendizagem.

Projeto esse político pedagógico que tenha como horizonte a construção de uma escola democrática, adequado às necessidades de nutrição, recreação, educação e saúde dos usuários, com ambientes que estimulam o desenvolvimento das potencialidades da criança, apropriados a sua idade e ritmo individual de crescimento.

O tema educação infantil é de grande importância pois é a base para o desenvolvimento humano, é a fase onde são estimuladas a integração e a formação de valores sociais, intelectuais e emocionais.

OBJETIVO

Esse trabalho tem por objetivo geral propor um projeto de uma escola de educação infantil condizente com as necessidades para formação e conforto das crianças, tendo como fundamento os Parâmetros Nacionais e a legislação para construção de escolas da F.D.E (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e alguns pensadores que proporcionaram grandes estudos e auxiliaram na compreensão do desenvolvimento da criança.

Estudar as características do espaço físico adequado as crianças; Estudar materiais apropriados para cada ambiente; Estudar espaços lúdicos e sua relação com o processo cognitivo infantil; Analisar o contexto social, físico e cultural e propor um equipamento que dialogue com as relações sócio territoriais estabelecidas, que responda às demandas da comunidade e que contribua para o seu desenvolvimento;  Desenvolver uma proposta arquitetônica pautada nos princípios da sustentabilidade, social, econômica e ambiental; Espaços diversificados, a creche seja de múltiplos fazeres, como música, brinquedos, jogos e entre outros.

JUSTIFICATIVA

É notório que o problema do déficit educacional no Brasil é um fato que atormenta a população e é causador de muitos outros problemas sociais. No contexto deste Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, responder a uma demanda real foi o meio de contribuir na construção de uma cidade mais democrática, justa, alinhada à sua função social e que atenda ao interesse coletivo.

A cidade de São Paulo fechou o ano de 2018 com 19.697 crianças à espera de uma vaga em creches (G1, 2019). A falta de vagas disponibilizadas pelos governos gera enormes filas de espera de pais e mães que dependem exclusivamente do ensino público infantil. A necessidade deste equipamento é devida por um setor carente de espaços que ofereçam além da educação, ambientes qualificados para o cuidar. Foi fundamental analisar as necessidades sociais existentes na cidade de São Paulo, a procura é maior que a oferta nos bairros mais carentes, a partir de pesquisas, a demanda atual não é suprida pelos equipamentos existentes e não possuem estrutura adequada para o desenvolvimento intelectual da criança.

Dessa forma a finalidade deste trabalho é propor um espaço à educação Infantil, com uma arquitetura que se destaque, espaços bem planejados, ambientes aconchegantes, onde se possa desenvolver suas potencialidades e também proporcionam as crianças o sentimento de que elas são fundamentais no contexto.

METODOLOGIA

Analisou-se a oferta e procura de escolas de educação infantil na cidade de São Paulo e suas localizações, através de informações da Secretaria da Educação, IBGE, mapas, análise de planilhas, após essa a análise, partiu-se para leitura dos referenciais bibliográficos. Na sequência, foram pesquisados projetos no Brasil e no mundo de escolas infantis, a partir de sites, livros e revistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57 Kb)   pdf (265.9 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com