TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção - Brincando para aprender ou aprender brincando- a ludicidade no cotidiano da creche

Por:   •  14/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  2.087 Visualizações

Página 1 de 2

O Brincar, ato indispensável para as crianças.

“A brincadeira é algo sério para as crianças, impossível de ser encaixotada em definições objetivas e estáticas. O brincar pertence às crianças, é a sua dinâmica de vida, a sua forma de participar, interferir e se relacionar com a cultura (MORETTI; SILVA, 2011, p. 35).”

Pois a principal atividade da infância é o brincar, este é o momento em que as crianças se sentem motivadas e satisfeitas e isso promove o seu desenvolvimento em diferentes áreas. Além de que, ao entrar em contato com a brincadeira as crianças iniciam a compreensão de si e do outro, aprendem papéis, regras sociais, noções de realidade, espelham-se umas nas outras e isso tudo facilita trocas afetivas e de experiências entre os parceiros de brincadeira.

        Porém alguns Professores simplesmente exercem seus trabalhos de forma “mecânica”, não fazem mais com amor e carinho e acabam entrando na rotina e só pensando na criança como “cuidar”, o cuidar é importante, porém temos que trabalhar o lúdico com as crianças, e é ai que entra o brincar. Infelizmente o excesso de rotina impede a exploração, a descoberta, em outras palavras: impede o desenvolvimento pessoal de cada criança.

Por isso é importante que pais, familiares e professores saibam que o momento da brincadeira não é um momento em que o aprendizado de conceitos como: cores, formas, letras e números devem ser exigidos, embora sejam estimulados. Durante a brincadeira a ordem é brincar de forma motivadora e funcional e usar a comunicação, a interação e a imaginação das crianças também de forma funcional e natural, buscando expandir os horizontes de conhecimentos de cada uma.

Sendo assim, o momento da brincadeira possibilita que a criança desenvolva a linguagem, o pensamento, a imaginação, a socialização, a iniciativa e a autoestima, tornando-se cada vez mais independente e autoconfiante, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor, assim, a brincadeira dever ser vista como um facilitador do aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com