TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Centro Cultural

Por:   •  20/2/2021  •  Monografia  •  7.416 Palavras (30 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 30

1. APRESENTAÇÃO

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVOS GERAIS

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO

3.1. O MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL

3.2. A FUNDAÇÃO CULTURARTE DE SÃO GABRIEL

4. JUSTIFICATIVA

5. PROJETOS REFERENCIAIS

5.1. CENTRO DE CULTURA MAX FEFFER (PARDINHO – SP) – LEIKO MOTOMURA

5.2. IGREJA DO ESPÍRITO SANTO DO CERRADO (UBERLÂNDIA – MG) – LINA BO BARDI

5.3. BIBLIOTECA E CENTRO CULTURAL DE VENNESLA (VENNESLA – NORUEGA) HELEN & HARD

5.4. MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO (RJ) - AFFONSO EDUARDO REIDY

6. PRESSUPOSTOS PROJETUAIS

7. A SEDE DA FUNDAÇÃO CULTURARTE

7.1. LOCALIZAÇÃO

7.2. PROGRAMA ARQUITETÔNICO

7.3. PARTIDO

7.4. O PROJETO

7.4.1. MATERIAIS E ESTRUTURA

7.4.2. VEGETAÇÃO

8. CONSIDERAÇÕES

1. APRESENTAÇÃO

O presente trabalho refere-se à elaboração do projeto arquitetônico da sede da Fundação Culturarte de São Gabriel – Bahia, e faz parte dos requisitos para a conclusão do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia.

O tema proposto desenvolve-se a partir do interesse da autora pela cultura popular e regional, juntamente com seu conhecimento acerca das manifestações culturais que acontecem na região de Irecê, mais precisamente na cidade de São Gabriel. Soma-se a isso o envolvimento pessoal da autora com os movimentos de cunho artístico e cultural desta região.

Além disso, a autora mantém um vínculo com a cidade de São Gabriel, por compartilhar de seus costumes e cultura, e tem um sentimento de pertencimento por ser oriunda do município vizinho, Morro do Chapéu, que tem muito em comum com aquela cidade.

A Fundação Culturarte de São Gabriel proporciona a manutenção e divulgação de manifestações artísticas na região de Irecê e é responsável pela organização de um dos maiores eventos culturais dessa região, a Cantoria de São Gabriel, que acontece desde o ano de 1991, sendo um evento consolidado e de grande importância para toda a região. Esta fundação desenvolve ainda programas educativos com ações de inclusão social em todo o município.

Conhecendo a importância da referida fundação para o município de São Gabriel e região de Irecê, elaborou-se o projeto da Sede da Fundação Culturarte com o intuito de proporcionar a esta, uma estrutura física adequada para o desenvolvimento e manutenção das atividades já realizadas e de futuras ações que possam surgir.

O projeto se desenvolve levando em consideração os princípios da Fundação. Pensando na identidade do lugar e nas atividades realizadas, em defesa da manutenção e divulgação da cultura local e regional, tenta-se manter uma coerência com estes fatores, não rompendo com a estética e tradições. Porém, junto com o intuito de manter a harmonia com o local, há a preocupação em criar um espaço de referência para a cidade, já que a Fundação Culturarte goza de grande importância e significado naquela região. Dessa maneira, sua sede deverá ser lembrada também por suas peculiaridades estéticas e arquitetônicas.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Propor um espaço físico próprio da Fundação Culturarte de São Gabriel, que atenda às demandas dessa fundação e possibilite a continuidade das atividades sociais e culturais por ela desenvolvidas.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Propor um espaço de uso contínuo que proporcione a integração da população com as atividades da Fundação Culturarte;

• Buscar integração do projeto arquitetônico com a realidade financeira e cultural da Fundação Culturarte e seus beneficiários;

• Criar um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades artísticas e culturais mantidas pela Fundação Culturarte.

3. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO

Para iniciar o projeto da sede da Fundação é necessário um estudo do contexto no qual será implantada. Assim, segue uma breve descrição do histórico do município de São Gabriel e da Fundação Culturarte, de maneira a aclarar o entendimento deste contexto e de sua importância para o município e região.

3.1. O MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL

São Gabriel é um município do interior da Bahia, localizado no território de identidade de Irecê. Com uma extensão territorial de aproximadamente 1200 km² e uma população total de pouco mais de 18 mil habitantes (IBGE, 2010), possui apenas 28 anos de emancipado.

Limita-se com os municípios de Jussara, Central, Presidente Dutra, Irecê, João Dourado e Morro do Chapéu, sendo que destes, apenas o último não faz parte do território de Irecê. As estradas que ligam as sedes destes municípios são pavimentadas, o que não acontece com os distritos e povoados, que em sua maioria têm seus acessos apenas por estradas de terra.

A uma distância de 480 quilômetros da capital do estado, e apenas 10 quilômetros de Irecê, o município está localizado numa região de caatinga na bacia do Rio São Francisco e faz divisa com a região da Chapada Diamantina, tendo em seu território a Gruta dos Brejões, local de grande visitação turística da região. (Bahia, 2013).

A cidade de São Gabriel surgiu de uma fazenda localizada no município de Xique-xique, de nome Fazenda São Rafael. Quando Irecê se desmembrou do município de Xique-xique, a Fazenda São Rafael tornou-se um povoado que passou a fazer parte do novo município. (PEREIRA e PEREIRA, 2010).

No ano de 1921 é construída a primeira igreja do povoado, o que deu início ao crescimento que vai resultar na sua emancipação. Em 1949 é inaugurada a Escola Estadual Duque de Caxias, o que fez com que os moradores do povoado não precisassem mais se deslocar até a cidade de Irecê para estudar. Em 1953 tornou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com