TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Mostra Cultural

Artigo: Projeto Mostra Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Por entender que o respeito e o reconhecimento social no mundo globalizado se baseia no exercício de papéis representativos para a sociedade, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínclulos para a Pessoa Idosa – SCFVI, acredita na importância de se investir em ações para dar visibilidade ao idoso, e assim, é necessária uma sensibilização da sociedade para que reconheça a velhice como uma etapa da vida que requer a efetivação de direitos sociais específicos a esta fase, bem como a manutenção da autonomia e da cidadania do idoso.

O Projeto “Mostra Cultural: No Melhor da Idade”, atua na perspectiva de incentivá-los a verem e conquistarem o status de existência social, valorizando suas experiancias e conhecimentos culturais e populares; a lutarem por maiores espaços de cidadania; pelo direito de ter direitos, enfim, por seu devido reconhecimento pela sociedade.

As práticas sociais, a cultura e o saber construídos ao longo do tempo, transmitidos entre as gerações perdem o valor diante do saber instantâneo, adquirido nos meios de comunicação e na internet. Então, faz-se necessária uma sensibilização da sociedade para que reconheça a velhice como uma etapa da vida que requer a efetivação de direitos sociais específicos a esta fase, bem como a manutenção da autonomia e da cidadania do idoso, sendo este projeto um veículo capaz de proporcionar a concretização do direito a valorização e respeito do conhecimento da pessoa idosa.

Sendo garantido no Estatuto do Idoso, em seu Art. 10, inciso § 2: “O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, ideias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais, e no Art. 20, o qual defende: “O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”.

3. METODOLOGIA

O projeto reuni idosos que tenham reconhecida expressão cultural, intelectual, artística, política ou profissional e que demonstrem o desejo de participação e transmissão de conhecimentos a outras pessoas da comunidade. Assim, o SCFVI estimula os idosos a se integrarem somando forças para a realização de atividades que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.

O projeto será realizado no dia 30 de agoto do ano de 2013, com a exposição de trabalhos manuais com diversas técnicas artesanais, danças folclóricas e teatro amador, além de, oficinas e feira de artesanato, no espaço do CEMURI no município de Natal, capital do Estado, com os idosos cadastrados em dois Centros e 58 Grupos de Convivência para Idosos das regiões administrativas da cidade, Leste, Oeste, Norte e Sul. Tendo a parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistencia Social – SEMTAS e da Prefeitura Municipal de Natal/RN.

4. OBJETIVOS DO PROJETO

Objetivo Geral

Resgatar e valorizar o papel social e cultural do idoso, seus saberes, experiências e vivências através de ações que o aproximem de espaços culturais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população idosa nas comunidades.

Objetivos Específicos

 Oportunizar a ocupação do tempo livre do idoso com ações significativas;

 Integrar o idoso à sociedade por seu papel sociocultural;

 Contribuir para o aumento da autoestima, qualificação, satisfação e realização

do idoso;

 Criar um Banco de Talentos;

 Sensibilizar instituições e a sociedade em geral para que reconheçam que o idoso

é um cidadão, atuante e produtivo;

 Combater o isolamento e a depressão;

 Apoiar iniciativas que visem garantir a implementação de medidas para à melhoria da qualidade de vida do idoso.

5. PÚBLICO ALVO

O projeto envolve diretamente 600 idosos com idade acima de 60 anos, distribuídos da seguinte forma: um grupo de danças folclóricas, dança de salão, teatro amador, artesanato e poesia, sendo estes idosos estimulados a valorizar sua expressão cultural, intelectual, artística, política ou profissional, tornando-os dispostos a contribuir com seus talentos buscando soluções para os problemas que afligem diretamente a população idosa, e também, interessados em participar ativamente de ações/atividades a serem desenvolvidas em prol da melhoria da qualidade de vida dos idosos, em suas respectivas comunidades.

6. CONCLUSÃO

É importante propiciar situações em que o idoso aprenda a lidar com as transformações que ocorrem no seu cotidiano, em sua realidade sicial, e em seu corpo, tirando proveito da sua condição, conquistando sua autonomia, sentindo-se sujeito da sua própria história. Desse modo, há nessidade de recorrer ao desenvolvimento de projetos direcionados ao idoso, buscando garantir ao mesmo o direito à qualidade de vida almejada e merecida.

O Projeto “Mostra Cultural: No Melhor da Idade”, além de vencer os preconceitos, propicía condições para o idoso usufruir do tempo que tem disponível com qualidade, beneficiando-se por meio de atividades apropriadas para sua condição, espaço para lazer, bom relacionamento social e liberdade de expressão e criação, podem impulsionar a felicidade, o bem estar e, conseqüentemente, a longevidade desse cidadão que tem direitos pessoais e sociais que não podem ser negados.

Várias pesquisas têm demonstrado que a participação em atividades socioculturais diversas, recreativas e de lazer são fundamentais para um bom desempenho físico do idoso (LEITE,1990; YASBEK e BATISTELLA,1994; FEDERIGHI,1995; MATSUDO,1992). Estas geram autoconfiança, satisfação e bem estar, incluindo-o socialmente a partir de mudanças no seu estilo de vida. Para isso, deve-se levar em conta que o equilíbrio entre as limitações e potencialidades do idoso contribuem para que o mesmo lide com as inevitáveis perdas decorrentes do processo de envelhecimento.

O projeto em tela desenvolverá atividades direcionadas ao idoso, organizadas considerando as suas particularidades, elas também, devem promover a aproximação social, ter caráter lúdico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com