TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Cultural Jean Marie Tjibaou

Artigos Científicos: Centro Cultural Jean Marie Tjibaou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  3.214 Palavras (13 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE IDEAL – FACI

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO

SÉRGIO DE ABREU

Matéria: Estética e História da Arte

Profº MSC Bárbara Moraes de Carvalho

HISTÓRIA DA ARTE

ANÁLISE DO CENTRO CULTURAL JEAN MARIE TJIBAOU

BELÉM

2014

SÉRGIO DE ABREU

HISTÓRIA DA ARTE

ANÁLISE DO CENTRO CULTURAL JEAN MARIE TJIBAOU

KANAK: O tributo a uma cultura através de um homem.

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota da 2° avaliação na disciplina História da Arte do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Profª: MSC Bárbara Moraes de Carvalho

BELÉM

2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.......................................................................................................05

2- O CONCEITO........................................................................................................06

3- O ESPAÇO INTERIOR E EXTERIOR...................................................................11

4- O PROJETO DO LUGAR......................................................................................15

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................18

7- REFERÊNCIAS......................................................................................................19

I - INTRODUÇÃO

O Centro Cultural Jean Marie Tjibaou erigido para prestar tributos à memória e ao nome do grande líder do movimento de independêcia de uma das lhas da polinésia francesa e assassinado em 1989, diferentemente de projetos similares não se limita em sua proposta em apenas fazer homenagem a um grande homem, mas sim em paralelo, em perpetuar toda a cultura do povo Kanak, recheada de tradições e mistérios da qual ele era originário e foi um forte representante e ativista. Tarefa esta que o arquiteto italiano Renzo Piano levou à cabo com incomum sensibilidade, se não de todo mas pelo menos em parte do contexto, onde se percebe que aspecto arquitetônico da obra é responsável não só pela imediata associação de um dos elementos icônicos da cultura indígena Kanak, como mantém intríseca no conjunto da obra a tradição e o sentimento de honra deste povo.

II – O CONCEITO – Uma ambígua busca pela identidade.

Situado a cerca de 8 kilômetros do centro histórico de Nouméa, capital da New Caledonia, uma das ilhas do arquipélago da polinésia francesa no pacífico sul. O “Centro Cultural Jean Marei Tjibaou” é em sua essência um tributo a cultura vernacular Kanak. Ou seja a cultura indígena da ilha chamada de New Caledonia, forte em tradições e avessa ao aculturamento ocidental francês, que durante ao longo de sua história investiu em diversas tentativas de independência sem sucesso. Seu líder Jena Marie e um dos mais significativos representantes, assassinado em 1989, por um outro partidário, além da luta para manter suas tradições tinha em seus projetos a construção de um centro cultural que pudesse reunir, tantos a herança liguística quanto artística do povo Kanak.

Imagem 01 - Vista de todo o conjunto do centro Cultural Jean MarieTjibaou

Desenhado pelo Arquiteto italiano Renzo Piano o Centro Cultural Jean Marie Tjibaou, busca desde de sua concepção artística nos primeiros esboços associar estas referências de tradições culturais e históricas.

Obviamente se tratando de um projeto arquitetônico, é de certa forma até concebível a seleção de um elemento que pudesse traduzir ou representar em primeiro plano esta escolha. E segundo o arquiteto neste caso uma cabana comum na ilha e em boa parte desta região do pacífico sul foi a escolha mais racional pela associação arquitetônica que traz embutidos muitos conceito associados, como por exemplo o de proteção.

Imagem 02 - Cabana típica sa região

Mas ao que parece a escolha de Renzo Piano não se limitou apenas à este conceito de proteção. Formas circulares ou cônicas com elevações verticais são muitos utilizadas nesta região da Terra. Muito embora o formato das cabanas se alterem dependendo da ilha onde são construídas. Mas geralmente todas elas seguem este padrão geométrico e a cosntituição das aldeias das tribos são bastantes similares também. Pois obedecem geralmente esta configuração: Cabanas de chefes são maiores e no final de uma espécie de corredor ou rua aberta agrupadas em ambos os lados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com