TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretriz centro cultural

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 5

Centro cultural

Através de numeros do IBGE, a cidade Piratininga em 2014 foi estimada com 12.968 habitantes, o projeto em si, tem o publico:

5 a 9 anos – 830 crianças

10 a 14 nos – 981 habitantes

Com as informações a cima, o numero previsto para o projeto chega em torno 2 mil crianças, ressaltando que o centro cultual sera acessivel para todos as crianças e adolescentes sem excessao. O objetivo é investir no desenvolvimento cultural, educacional e esportivo, a intenção do projeto é fazer com que as crianças e adolescentes se ocupem no tempo livre com atividades diferentes, mas respeitando a produção de cada.

Mobilidades

A area de intervenção esta cruzando com uma das vias coletoras (Rua Anchieta), que tem o proposito de coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar e sair das vias rapidas ou arteriais.

De acordo com a pesquisa do IBGE a frota dos veiculos, tem um numero equivalente sendo:

Dados retirados do site IBGE

Analisando o mapa de Sistemas de Mobilidade após esses numeros divulgados pelo IBGE, verificamos que o numero de automoveis e motocicletas que circulam na via principal (R Lisboa Jr) de Piratininga-SP sendo duas quadras à baixo da Rua Anchieta é acima de 200 por hora, os transportes publicos sendo onibus varia de 3 a 4 por hora e o meio de transporte que pode ser mais acessivel de transporte são as bicicletas que circulam na via principal 25 por hora, ou seja as pessoas que habitam em Piratininga tem acesso à transporte particulares, publicos e até sustentavel (não poluentes).

A implantação

O terreno escolhido tem um desnivel de 4m, de acordo com o programa estabelecido pelo projeto em algumas areas houve a necessidade de nivelar.

Uma das preocupações com a escolha do terreno, foi o tamanho, a dimensão que teria que ser para atender o ideal do projeto, o solo. Com o mapa de Macrozonas foi possivel identificar qual a zona urbana que pertencia o terreno desejado, sendo então a ZUC – Zona de Urbanização Consolidada uma areá em que permite a construção mista sendo comércio misturado com residencia, ela exige terreno no minimo com 360m², ou se houver alguma hipotese que de desmembramento sendo por motivo de renda.

Imagem retirada através do google maps.

Terreno

Estudando o mapa carta de Tombamento a area que esta localizado o terreno para o futuro projeto não tem nenhum reconhecimento do valor historico, não existiu nenhum bem ou conjuntos de bens culturais, ou seja esse territorio escolhido não é preservado pela União, pelos Estados e Municipios, podendo assim haver futura construção. O tombamento através de pesquisas é o registro que impede a destruição de um determinado local.

Foto do mapa de Pirtininga-SP retirada através do google earth. O ponto vermelho identificado no mapa representa o terreno do projeto, como podemos ver se encontra no meio da cidade.

Dos limites e caracteristicas de cada macrozona

De acordo com o plano diretor, o terreno escolhido fica em uma zona de urbanização consolidada (ZUC).

Art. 107 A zona de Urbanização Consolidada – ZUC é caracterizada pela alta ocupação, servida com boa infra-estrutura e equipamentos publicos, de uso misto com comércio e serviços diversificados.

1º - são diretrize para o desenvolvimento da ZUC:

- melhoria das ligações viarias inter-bairros

- controle do uso e ocupação do solo

- manutenção das caracteristicas de uso mistos compatibilizados com o uso residencial

- urbanizaçõa da transferencia do direito de construir.

2º Os lotes da ZUC terão, no minimo, área de 360m² e frente de 12 metros.

3º A área minima sera de 125m² na hipotese de desmembramento requerido por proprietario ou possuidor de baixa renda, nos termos do Decreto regulamentador.

Politica de esporte e lazer

Art. 97 A Politica Municipal de Esportes e Lazer deve ser implantada como processo complementar da formação e desenvolvimento global do cidadão, contribuindo para a sua identidade e integração social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com