TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É ARQUITETURA

Por:   •  4/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 11

Parte I: O QUE É ARQUITETURA

Capítulo I: CONCEITUAÇÃO DE ARQUITETURA

Para entendermos a profissão comecemos pela origem da palavra arquiteto: que vem do grego, tecton, que designa um artífice ligado a construção de objetos por união de peças, e o prefixo arqui indica superioridade. Logo, arquiteto designa um “grande carpinteiro”

UMA PROFISSÃO

A arquitetura é, uma profissão de nível superior. O seu currículo é composto disciplinas de três diferentes áreas do conhecimento: a área técnica agrega Mecânica Racional, Resistência de Materiais, Cálculo Estrutural e Instalações; na área humana têm-se matérias de História e Teoria das Artes Visuais e da Arquitetura e na terceira área a representação e composição de projetos: Geometria Descritiva, Representação da Forma, as disciplinas de desenho e as disciplinas de Projeto.

UM PRODUTO CULTURAL

Uma forma de aprendermos sobre as sociedades e civilizações anteriores às nossas, é a observação e análise da arquitetura desses povos.Assim a arquitetura não assume apenas o papel de profissão,mas também o papel de produto histórico e cultural.

EXCELÊNCIA ESTÉTICA OU – UMA ARTE

Levando em conta o critério estético, somente aqueles prédios que na sua construção puderam contar com um arquiteto de conhecimento sensibilidade e talento, condições materiais necessárias, podem ser chamados de arquitetura

ASOBRAS-PRIMAS

Encarar a arquitetura como arte não significa considerar apenas as obras-primas. Os edifícios históricos, obra de grandes arquitetos modernos como: Le Corbusier, Mies van der Rohe,Frank Lloyd Wright ,dentre outros.

Capítulo II: ARQUITETURA COMO ARTE

O EDIFÍCIO COMO OBRA DE ARTE

Juntamente com a escultura, a pintura, a música e o teatro, a arquitetura é considerada como uma das belas artes. Para ser considerada arte, além da parte técnica e estrutural, deve o edifício tocar nossa sensibilidade.

LIMITAÇÕES TÉCNICAS

Arte e técnica são palavras que tem uma importante relação dentro da arquitetura, o aspecto técnico é o que diferencia a arquitetura das outras artes.

O PRETEXTO FUNCIONAL

Pode se atribuir a qualquer arte uma função além daquela de propiciar uma experiência estética. Com a arquitetura acontece que a função prática antecede qualquer outro dado é necessário que a sociedade precise dele.

O CONTATO OBRIGATÓRIO

Toda arte tem seu público especifico e limitado e a empatia entre o artista e seus admiradores governa esta relação.Porém não se pode ignorar um edifício que não agrade.

Parte II: OS SISTEMAS DA ARQUITETURA

Capítulo III: AS DIVISÕES DA ARQUITETURA SEGUNDO VITRÚVIO

OS DEZ LIVROS

Vitrúvio é um conhecimento obrigatório para os estudantes de arquitetura,autor do primeiro tratado sobre o assunto, intitulado Os dez livros de arquitetura.inspirando escritos posteriores..

SIGNIFICADO E SIGNIFICANTE

A forma arquitetônica tem uma vocaçãosimbólica. Vitrúvio considerava arquitetura em dois pontos: aquilo que é significado e aquilo que significa.

SOLIDEZ, UTILIDADE E BELEZA

”Tudo que se constrói deve ter solidez, utilidade e beleza (firmitas, utilitas, venustas). A solidez se refere ao envoltório físico, às tecnologias, à qualidade dos materiais utilizados. A utilidade vai tratar da condição do correto dimensionamento para melhor atender as necessidades e desejos de seus usuários.A beleza refere-se à preocupação estética que se deve ter ao projetar e construir, pois a arquitetura tambem deve incentivar a contemplação.

Capítulo IV: O SISTEMA DA ESTRUTURA E DO ENVOLTÓRIO DO EDIFÍCIO: FIRMITAS

MATERIAIS NATURAIS

A arquitetura deve ter solidez, resistir ás intempéries, permanecer. Deve-se levar em consideração a durabilidade dos materiais e excelência técnica

A MADEIRA

A madeira é utilizada in natura. Depois de cortada ela é só melhorada para ter a forma de pilares,vigas ou tábuas.

A ARGILA

A argila pode ser usada na forma natural,na forma de adobe,de taipa de pilão, e de pau-a-pique. A argila cozida em altas temperaturas dá a cerâmica,dando maior perenidade.

A PEDRA

De alta qualidade, mas também é um dos mais difíceis de ser trabalhado. Sua resistência, dureza e beleza fizeram dele um material nobre, muito usado em templos e palácios.

A POZOLANA

Cimento natural das lavas vulcânicas com que os romanos faziam seu concreto. As grandes obras romanas,como as termas,anfiteatros e templos.

O ENGENHO HUMANO

O engenho humano sempre foi responsávelpelo aperfeiçoamento do uso destes materiais, ou seja, pela melhor maneira de mesclar, manusear e esculpir.

O FERRO

Com a diminuição dos preços, o ferro agora, além da indústria bélica passou a ser utilizado também na construção civil e industrial.Permitiu a construção de vãos maiores e mais baratos

FORMAS ESTRUTURAIS

Nos grandes monumentos do passado foi usado a pedra, utilizada de duas formas pelo arquiteto: A estrutura trilítica é formada por dois apoios e uma viga sobre eles. Já o arco permite a abertura de um vão maior e é primitiva de abóbadas e cúpulas.

O CONCRETO ARMADO

Mescla de cimento, areia, e pedra britada, contendo barras de ferro como armação irá ser usado pela primeira vez no século XIX.Este material revolucionou a arquitetura.

A INDEPENDÊNCIA DAS PAREDES

Com a utilização de novos materiais, a parede além do papel estrutural tem agora a função de separar o interior do exterior

OS NOVOS SISTEMAS

Aumenta-se o numero de formas possíveis,com o advento do ferro surgem as treliças planas e espaciais.E com o concreto a liberdade de criar e construir novas formas.

ESTRUTURA E FORMA

O sistema estrutural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com